fbpx

A falta ou o atraso de materiais e insumos em obras de construção civil ainda é um dos principais gargalos que o setor enfrenta. A princípio, pode parecer uma tarefa simples de ser executada, mas sem a falta de um planejamento eficiente e um controle efetivo sobre todas as etapas da obra, a gestão de suprimentos pode ficar comprometida, causando atrasos e problemas operacionais durante a execução da obra.

A boa gestão de suprimentos é fundamental para que a obra seja executada dentro dos custos e prazos previstos no planejamento, sendo responsável pelo alinhamento de materiais, serviços terceirizados e recursos financeiros, para que essas três etapas caminhem juntas para garantir o sucesso do empreendimento.

Isso permite reduzir custos, tornar os processos mais integrados e otimizar o andamento para que todo o processo de execução se torne mais produtivo. Mas, por reunir diversas etapas, setores e capital humano, realizar a gestão de suprimentos nem sempre é uma tarefa fácil.

Uma boa maneira de tornar a gestão de suprimentos de sua construtora mais eficaz é contar com a ajuda de um software de gestão de construção civil. O Koper, por exemplo, conta com um módulo específico para suprimentos, com diversas funcionalidades capazes de otimizar esse processo. Confira as principais!

Controle de estoque

Insumos e materiais podem ser responsáveis por cerca de 50% do custo total de uma obra. Partindo dessa premissa, o controle de estoque é extremamente importante para garantir que os custos fiquem dentro do que foi planejado, bem como garantir maior margem de lucratividade para a constutora.

Para essa função, o Koper pode te ajudar da seguinte forma:

  • Estoque por depósito e opção de relacionamento entre cada estoque.
  • Controle de capacidade volumétricas dos locais de estoques.
  • Conferência de estoques com opção de ajustes das divergências encontradas.
  • Controle de inventário dos equipamentos.

Gestão de solicitações

Para que não ocorra atraso ou falta de insumos na obra, o Koper é um poderoso aliado na hora de realizar as solicitações dos pedidos. Confira as funcionalidades que nosso software oferece para a gestão de solicitações.

  • Solicitação de produto ao setor de compras, podendo solicitar o produto genérica ou especificamente e pop-up de tomada de decisão da solicitação.
  • Nota de transferência automática de produtos entre estoques, após aprovação da requisição para transferência pelo setor de compras.
  • Geração automática de solicitação de compra de produto com base nos parâmetros de estoque mínimo.

Produtos

Garantir o controle e a qualidade dos produtos também é uma tarefa de muita importância na gestão de suprimentos. Nesse sentido, nosso software conta com as seguintes funcionalidades:

  • Cadastro inteligente e simplificado de produtos, facilitando a inclusão de novos produtos e 5 tipos de variações de produtos, que englobam todos os tipos de produtos.
  • Seleção de unidade de medida padrão por produto e unidade de conversão de medidas externas para unidade padrão.
  • Classificação dos produtos por grupo, subgrupo, produto, variações.
  • Concatenação customizada da descrição dos produtos conforme as variações.
  • Função ajustar produto caso o mesmo esteja duplicado.
  • Tratamento de composições de materiais.

A gestão de suprimentos, se realizada de maneira eficiente, pode contribuir, significativamente, para o sucesso da obra. Afinal, com materiais de qualidade, entregues dentro do prazo e com um controle de estoque otimizado fica muito mais fácil garantir que a obra seja entregue no prazo previsto, além de reduzir custos com desperdício de materiais, compras desnecessários e outros problemas que acabam gerando custos extras.

Quer saber mais sobre o módulo de gestão de suprimentos do Koper? Solicite uma demonstração gratuita  e conheça na prática como podemos te ajudar. Restou alguma dúvida? Entre em contato conosco que iremos responder o mais rápido possível.

Obrigado e até a próxima!