fbpx

A baixa produtividade em canteiros de obras é um dos principais gargalos da construção civil no Brasil. A retração do setor nos últimos anos e a falta de mão de obra qualificada são fatores decisivos para que a produtividade ainda apresente baixos índices no país. A boa notícia é que, contando com ajuda de ferramentas tecnológicas, como um software de gestão de construção civil, você pode otimizar a produtividade no canteiro de obra e, consequentemente, aumentar a lucratividade de sua construtora ou incorporadora.

Quando falamos em produtividade, não estamos falando apenas de produzir mais em menos tempo. Produtividade implica na redução da quantidade de operários, melhor uso e aproveitamento de insumos e otimização da qualidade da obra, por exemplo. Em conjunto, esses fatores são essenciais para o sucesso do empreendimento como um todo.

Sabemos que aumentar a produtividade é um dos principais objetivos de engenheiros e mestres de obra. Por isso, explicamos neste texto, como um software de gestão de construção civil pode ser útil para aumentar a produtividade no canteiro de obra. Confira!

Otimiza o planejamento

O sucesso de uma obra começa no planejamento. Um planejamento eficiente é capaz de garantir a qualidade e o andamento correto da obra, permitindo que todas as etapas sejam cumpridas dentro do prazo e de maneira eficaz. O planejamento facilita o trabalho de maneira geral e, se realizado de maneira correta, garante a alta produtividade no canteiro de obras.

Nesse sentido, um software de gestão de construção civil é muito eficiente, pois otimiza e automatiza diversas atividades que fazem parte do planejamento, como o cronograma físico-financeiro, orçamentos, etc, auxiliando na elaboração de planilhas de projeto, montagem de calendários personalizados e definição de datas de início e término de cada atividade, por exemplo. Tudo isso garante maior controle sobre a obra e contribui para um planejamento consistente.

Permite a análise do desempenho dos funcionários

Muitos problemas de produtividade nos canteiros de obras são causados pela falta de empenho e profissionalismo dos operários envolvidos na construção do empreendimento. Isso pode gerar atrasos, retrabalhos e outros problemas que todo mestre de obras ou engenheiro quer passar bem longe.

Mas, com o uso de um software de gestão de construção civil você pode controlar o desempenho de cada trabalhador, através de relatórios gerados pelo sistema que indicam a produtividade individual de cada funcionário, o custo efetivo de cada funcionário, as atividades executadas pelos funcionários, etc, bastando apenas realizar o cadastro do funcionário no software. Essa vantagem é ótima para identificar os principais problemas no canteiros de obras, avaliar os funcionários menos produtivos e oferecer informações precisas para que você tome melhores decisões para aumentar a produtividade.

Melhora o controle de insumos

Outro grande problema que compromete a produtividade nos canteiros de obra é o atraso na entrega de insumos, que pode prejudicar todo o andamento da obra e atrapalhar a execução correta do planejamento.

Com um software de gestão de construção civil é possível encontrar os melhores fornecedores e ter um maior controle sobre o estoque de materiais, permitindo saber a quantidade disponível de cada material em estoque, quando irá chegar novos insumos e controlar a chegada de materiais em cada etapa da obra, para que tudo caminhe em sincronia e não ocorra atrasos.

Essas são só algumas das vantagens que um software de gestão de construção civil pode trazer para a produtividade nos canteiros de obras. Fato é que essa ferramenta é uma grande auxiliadora da produtividade e pode contribuir para o sucesso da obra.

E aí, sua construtora está precisando aumentar a produtividade no canteiro de obras? Nós podemos te ajudar. O Koper é um software de gestão de construção civil que garante todas as vantagens acima e muito mais! Entre em contato conosco e conheça melhor nossa ferramenta. Estamos aguardando seu contato!

Para ficar por dentro de nossas dicas, novidades e conteúdos exclusivos nos siga no Facebook e LinkedIn.

Obrigado e até a próxima!