Devido a correria do dia-a-dia, conseguir acompanhar o andamento de sua obra acaba se tornando uma atividade complicada devido ao volume de atividades?

E acompanhar o processo de vendas? Contas a pagar e a receber? Fazer pagamento de colaboradores e ainda fazer cotações de materiais, além da gestão dos que já possui em estoque?

Sabemos que gerenciar tudo isso acaba se tornando uma atividade muito desgastante, que demanda muito tempo e cuidado, ainda mais quando sua empresa é pequena.

Para resolver estes e muito outro problemas e ainda aumentar a produtividade de sua empresa da construção civil, preparamos um material que vai te ajudar a entender como o uso de um sistema de gestão se torna essencial para sua sobrevivência.

Por que você necessita de um software integrado para gestão na construção civil?

Maior Segurança:

  • Fazendo uso de um sistema de gestão você terá relatórios mais confiáveis, para apoiar tomadas de decisões;
  • Terá informações integradas entre todos os setores;
  • Diminuirão as chances de fraudes financeiras e até problemas com superfaturamento em suas obras;
  • Reduzirá o esforço de seus colaboradores em atividades rotineiras;
  • Poderá fazer consultas mais rápidas com informações mais precisas  sobre as operações;
  • Tudo isso ajudará a empresa a economizar esforços e gastar menos.

Maior rapidez e agilidade:

  • Isso permite que o gestor foque mais nas questões estratégicas e menos nas burocráticas;
  • Assim como, poder consultar mais rápido informações para serem passadas às equipes, garantindo comunicação mais fluída e uma maior satisfação em todos os níveis.

Maior controle:

  • Controle seu contas a pagar e contas a receber;
  • E ainda tenha os benefícios da integração: um sistema integrado significa que as tarefas poderão ser centralizadas, funcionários do mesmo setor e até de outros poderão trabalhar mais sincronizados nas operações, reduzindo problemas internos e até alguns que podem se refletir externamente.
  • Além de maior controle, ao gestor, sobre o que foi feito e o que vai ser realizado posteriormente.

O que avaliar na hora de escolher um sistema de gestão?

Um bom sistema de gestão normalmente divide-se em alguns módulos essenciais, que normalmente suprem a todas as necessidades de uma empresa no ramo da construção civil. Tais como:

Administração: você precisa fazer a gestão de todos os seus arquivos, e informações da empresa, além de conseguir gerir permissões de acessos de seus usuários ao sistema;

Compras: é de extrema importância que haja sempre uma negociação entre os produtos, a fim de garantir o menor preço de compra e que os materiais cheguem na data prevista.Sendo assim funcionalidades como: Solicitação, Cotação, Geração de ordens de compra e de serviço, tem grande relevância;

Suprimentos:  aqui você garantirá que seus insumos não estão sendo gastos de forma indevida, ou havendo desperdício. E mais, manter todo o histórico de entrada, saída e transferências dos mesmo. Ter isso acaba se tornando um grande diferencial;

Vendas: Ter o controle total de suas vendas desde a reserva, geração de propostas, aprovação, geração de contratos, aditivos, financiamentos, vistorias até a entrega das chaves de forma simples e clara é o que todo gestor sempre deseja e com um sistema de gestão;

Financeiro: Controle de contas a pagar, a receber, boletos, cheques, lançamento de tributos, indexação financeira… Nunca é uma tarefa fácil, mas pode se tornar;

Engenharia: Quem disse que fazer orçamento, planejamento e acompanhamento de obras seria uma tarefa fácil? Fazer o registro do diário de obra, contratos e medições? Um bom sistema de gestão traz tudo isso para você;

Recursos Humanos: Controlar onde seus colaboradores estão alocados, geração folhas de pagamento, férias, atestados não precisa ser uma tarefa difícil;

Qualidade: E mais, ainda ter como fazer a gestão de assistências técnicas: agendamentos, execução e análise, assim como assistências já prestadas, em execução e ainda em processo de aprovação.

Conclusão:

Se você está avaliando um sistema de gestão para Construção Civil, considere o que ele te oferece e o quanto esse sistema é integrado. 

Opte por sistemas que automatizam o que for possível de trabalho manual, acabando de uma vez com as planilhas de excel. Isso irá resultar em mais produtividade e redução de custos.

Se ficou interessado e quer saber mais sobre como fazer uma melhor  gestão para sua construtora, preparamos um material imperdível para você.

Para baixá-lo clique no link abaixo: 
Guia de gestão para pequenas construtoras