fbpx

Um dos grandes desafios do segmento de construção civil no Brasil é conseguir finalizar a obra dentro do orçamento previsto. Uma pesquisa realizada pela consultoria Deloitte revelou que a média de desvio entre o orçado e o custo real de uma obra é de 21,7% entre as construtoras brasileiras. Para diminuir essa estatística, um software de construção civil pode ser extremamente útil.

Esses custos extras não previstos podem acabar comprometendo a lucratividade do empreendimento e, se acontecer com frequência, pode colocar em risco a sobrevivência da construtora no mercado. Mas com o uso de tecnologias apropriadas, como um software de construção civil, é possível otimizar o orçamento de obras e garantir que tudo saia dentro do previsto.

Continue a leitura e saiba como essa ferramenta pode te ajudar!

A importância do orçamento

O orçamento deve ser uma das etapas principais do processo de construção de uma nova obra, devendo incluir os custos envolvidos em todas as etapas de execução. Essas informações são importantes para que todos os recursos financeiros que serão gastos com a obra sejam de conhecimento da construtora.

Com o orçamento realizado, fica mais fácil para a construtora saber se aquele empreendimento realmente vale a pena ser construído ou não. Além disso, o orçamento permite tomar decisões mais assertivas no que tange o cumprimento de custos e prazos, ajudando a ter um controle maior sobre esses processos.

Um orçamento eficiente funciona, também, como uma espécie de meta a ser alcançada. Quando você tem o controle inicial do que vai ser gasto na obra, essas informações atuam a favor da construtora, permitindo que os recursos financeiros não fujam do custo total planejado.

Como um software de construção civil pode ser útil?

Para garantir um orçamento eficiente, em que todos os custos sejam cumpridos dentro do previsto, contar com a ajuda de um software de construção civil, como o Koper, faz toda a diferença. Entenda como ele pode te ajudar!

Ambiente próprio para orçamento

Um software de construção civil possui um ambiente próprio de orçamento para tomada de decisão da melhor compra, com valores incluídos pelos próprios fornecedores, e também produtos similares para poder decidir pela melhor compra, levando em consideração preço, prazo de entrega, histórico e avaliação do produto e fornecedor.

Controle orçamentário

O software de construção civil conta com uma funcionalidade que permite o controle orçamentário com previsões, ajudando seu negócio a saber quais serão os lançamentos futuros e a ter um controle sobre quanto ainda se tem para gastar. Isso reflete em maior controle sobre o fluxo de caixa e ajuda a ter maior controle financeiro sobre todas as etapas da obra.

Geração de orçamentos de obras com base nos custos históricos

Ao realizar o orçamento de obra, o software gera históricos contendo informações sobre os insumos utilizados, locação ou compra de maquinários, gastos com mão de obra e tudo o que precisou ser alterado no orçamento ao longo da construção da obra. Tudo isso ajuda a construtora ou incorporadora a obterem melhorias constantes e serem cada vez mais eficientes, aprendendo as lições que são passadas em cada obra.

Sabemos que cumprir o planejamento orçamentário à risca é fundamental para evitar gastos extras e garantir uma boa margem de lucratividade sobre o empreendimento construído. Pode não ser uma tarefa fácil, mas com a ajuda de um software de construção civil esse objetivo fica muito mais fácil de ser alcançado.

 

Quer conhecer como isso funciona na prática? Solicite uma demonstração do Koper e experimente nossa plataforma gratuitamente. Se restou alguma dúvida entre em contato conosco que iremos responder o mais breve possível.