A qualidade final de uma obra implica em diversos aspectos que devem ser levados em conta desde a etapa inicial até a etapa final da construção de um novo empreendimento. E para que isso aconteça, a gestão de obras é uma prática fundamental em qualquer tipo de obra, seja ela de pequeno, médio ou grande porte.

Prazos, planejamento, controle de materiais e orçamentos são alguns exemplos que devem ser devidamente analisados para garantir o sucesso na gestão de obras. O gestor, como responsável geral pela obra, deve se atentar aos mais diversos detalhes que fazem parte desses processos para garantir que tudo saia conforme o planejado.

Dentre um dos objetivos comuns na gestão de obras está a redução dos custos totais da construção. Pensando em te ajudar, separamos 5 dicas para reduzir custos na gestão de obras. Confira!

Escolha os materiais com melhor custo-benefício

Essa é uma das principais dicas para garantir a redução de custos na gestão de obras. Muitos gestores, visando uma redução imediata, optam por materiais baratos, mas de baixa qualidade. Esses materiais, em um futuro próximo ou distante, podem gerar danos na obra e acarretar retrabalhos desnecessários. É o famoso “o barato sai caro”. Por isso, analise todas as opções do mercado e busque por fornecedores confiáveis e de qualidade. Encontrar os melhores materiais com o melhor custo-benefício pode não ser uma tarefa fácil ou rápida, mas irá garantir qualidade e redução de custos da obra.

Reaproveite materiais

O desperdício de materiais no setor de construção civil é um grande impecilho para o sucesso na gestão de obras, gerando custos extras e desnecessários. Somente em 2014, foram recolhidos 45 milhões de toneladas de resíduos de construção e demolição, segundo levantamento da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). Esses resíduos poderiam ser reaproveitados em pavimentações, contenções e estruturas metálicas, por exemplo, sendo mais uma forma de redução de custos na gestão de obras.

Fique de olho nos prazos

Elaborar um cronograma físico-financeiro para cada etapa da obra antes de iniciar a construção é um passo extremamente importante para garantir o andamento correto de todos os processos. Se o cronograma não for colocado em prática da maneira correta e conforme o planejado, corre-se o risco de ocorrer atrasos, retrabalhos e outros problemas que podem gerar custos desnecessários. Portanto, atente-se, sobretudo, aos prazos de execução de cada obra e de entrega de insumos. Seguir o cronograma à risca ajuda a trabalhar com os custos previstos e, em alguns casos, promove até a redução de custos.

Alugue equipamentos e maquinários

Comprar maquinários e equipamentos é uma prática que já está caindo em desuso entre as construtoras. Isso porque elas já notaram que o aluguel de máquinas e equipamentos sai muito mais em conta do investir na compra desses produtos. Além da redução de custos, os maquinários e equipamentos só vão para o canteiro de obras quando realmente forem necessários, ou seja, não ocupam espaços desnecessários no canteiro de obras. Além disso, quando se compra máquinas e equipamentos no início da construção, corre-se o risco de ter que adequar o maquinário às necessidades da obra, caso ele não seja específico para determinada função, gerando um custo a mais.

Utilize a tecnologia a seu favor

A tecnologia vem sendo uma grande aliada da gestão de obras nos últimos anos. Capaz de automatizar e otimizar diversos processos inerentes à área, as ferramentas tecnológicas, sobretudo softwares de gestão, são excelentes alternativas que, dentre as diversas vantagens que oferecem, também promovem a redução de custos.

Reduzir custos na gestão de obras pode parecer um desafio, mas é uma tarefa possível de ser colocada em prática. E nós podemos te ajudar. O Koper é um software de gestão de construção civil completo capaz de proporcionar inúmeras vantagens no processo de gestão de obras e reduzir os custos totais significativamente.

Quer saber mais sobre nossa ferramenta? Entre em contato conosco e descubra todos os benefícios do Koper. Contamos com uma equipe especializada para lhe atender.

Gostou das nossas dicas? Nos acompanhe pelo Facebook e LinkedIn e continue por dentro de nossas novidades e conteúdos. Até a próxima!