6 Boas Práticas para Gerenciamento de Obra

por | nov 10, 2020 | Gestão de obras, Gestão para construção civil, Segurança no trabalho | 19 Comentários

Na construção civil, realizar boas práticas de gerenciamento de obra é fundamental quando o assunto é garantir o controle e a qualidade de um novo empreendimento. Entretanto, realizar um bom gerenciamento de obra não é uma tarefa simples. É necessário muito conhecimento técnico do profissional envolvido para que todas as etapas da obra, desde o planejamento até a entrega final, sejam realizadas com sucesso. Neste texto, abordaremos 6 boas práticas de gerenciamento de obra.

Uma obra, mesmo de pequeno porte, envolve processos complexos. Sendo assim, utilizar algumas práticas para realizar um bom gerenciamento de obras faz toda a diferença no resultado final. 

Cada etapa da obra precisa ser bem planejada, para que tudo saia de acordo com o esperado. Em se tratando da construção civil, não pode haver improvisos. 

Mas, antes de falarmos das 6 boas práticas para gerenciamento de obra, vamos nos aprofundar no que compreende o termo gestão ou gerenciamento de obras. Confira!

Na prática, o que é gerenciamento de obras?

No Brasil, a gestão de obra é uma atribuição de arquitetos e engenheiros civis, regulamentada pela Lei 5.194, de 1996. A gestão do projeto envolve a gestão de tempo, recursos e pessoal de forma a cumprir o calendário de obras e as previsões financeiras constantes do orçamento.

Portanto, seu principal objetivo é evitar erros na fase de construção e prever imprevistos de forma a evitar perdas, atrasos e prejuízos, que irão prejudicar a qualidade e o prazo da obra.

Como você pode imaginar, a equipe de profissionais envolvida no projeto é enorme e diversificada. Então, coordenação e supervisão contínuas por meio do gerenciamento de obras são essenciais. 

Quais as vantagens de implementar boas práticas no gerenciamento de obras?

O gerenciamento de obra é um processo que agrega valor e qualidade à execução de qualquer obra. Alguns dos benefícios da sua execução são:

  • Aumento da produtividade – Uma gestão eficiente pode garantir que a equipe de trabalho saiba exatamente suas atividades do dia, a ordem em que devem ser executadas e os bons hábitos de execução. Desta forma, problemas como erros e ociosidade são eliminados, melhorando a eficiência do trabalho e minimizando erros e perdas.
  • Menos Atrasos – O aumento da produtividade e o monitoramento das atividades minimizam possíveis atrasos na entrega dos projetos evitando que os prazos contratuais sejam ultrapassados. Gestores eficientes podem avaliar as informações coletadas, prever erros e problemas além de encontrar soluções rapidamente, como falta de profissionais e materiais.
  • Redução de Custos – Uma das funções da gestão da obra é controlar os custos, revisá-los e monitorar a aplicação do orçamento. Essa abordagem evita gastos desnecessários e intervenções que podem aumentar o valor final do projeto com desperdícios ou excesso de profissionais envolvidos na execução.
  • Segurança no Trabalho – Projetos que contam com uma equipe séria de gestão de obra tendem a ser mais seguros e não apresentam problemas e complicações legais relacionadas à força de trabalho. O gerenciador é responsável por se certificar de que as normas e boas práticas do setor estão sendo cumpridas.

Os 4 pilares essenciais para um bom Gerenciamento de Obras

O gerenciamento de obra ineficiente, pode gerar um impacto direto na queda de produtividade dos canteiros devido a falta de planejamento das equipes de produção, cronograma de compra, entrega de materiais e logística.

Gerenciar uma obra significa administrar, simultaneamente, todas as etapas produtivas e burocráticas de construção. Quem assume esse papel deve entender de custos, contratos e prazos de entrega, assim como ser organizado e um bom gestor.

Gestão de projeto

O gerenciador da obra é responsável por apresentar uma visão completa e panorâmica de todas as atividades que estão sendo realizadas no projeto (incluindo entrada e saída de materiais, uso de equipamentos, formação de equipe, elaboração e entrega de relatórios), bem como documentar e arquivar o histórico do que já foi feito. Com isso, é possível realizar análises e tomar decisões que otimizam a finalização da construção.

Gestão de pessoas

Formar, capacitar, delegar funções, motivar o trabalho em equipe e trocar informações, além de acompanhar e avaliar a entrega de cada profissional, são atividades que cabem a de gestão de pessoas, um dos pilares da gestão de obra. Embora geralmente seja considerado apenas como um custo do projeto, boas práticas nessa área são essenciais para garantir a qualidade e a entrega dentro do orçamento. Isso porque essas pessoas são responsáveis ​​pela execução das atividades, seguindo as normas e gerenciando a utilização dos materiais e EPIs. Portanto, é importante focar em uma gestão eficaz.

Sendo assim, o controle de qualidade da construção civil ajuda a manter o desenrolar de uma obra de forma correta. Além disso, um projeto realizado a partir do controle de processos e de acordo com as normas, poderá conquistar melhores certificações no mercado.

Gestão de documentos

Uma obra sempre gera grande movimentação de documentos. São licenciamentos, notas, recibos de compra e venda e tantos outros papéis que requerem uma atenção especial para que tudo seja mantido sob controle. Um documento perdido e todo o processo da obra pode ser prejudicado. Por isso, um bom gerenciamento de obra exige controle total de documentos e organização para ter fácil localização e acesso a eles.

Com um sistema de gestão como o Koper, você pode criar os modelos de contratos utilizados diretamente pela sua empresa como: contrato de venda, contrato de corretagem ou contrato de entrega de chaves. Você também pode criar marcadores para preenchimento automático dos campos conforme sua necessidade e tornar seu processo mais ágil. Nos registros iniciais, por exemplo, você poderá importar seus dados iniciais de contas a pagar, receber, fornecedores e clientes para o software.

Gestão de compras

Acertar na escolha dos fornecedores é uma tarefa extremamente importante para o sucesso da obra. Afinal, utilizar materiais de qualidade e de boa procedência podem refletir em um empreendimento confiável, seguro e preciso. Dessa maneira, manter a qualidade dos fornecedores é indispensável para um gerenciamento de obra eficiente. Se você começar a perceber que a qualidade dos materiais não está boa ou se está havendo atrasos constantes na entrega, o melhor a se fazer é trocar de fornecedor.

Devemos apenas manter relações de trabalho com empresas que respeitem os requisitos específicos e padrões de qualidade do setor. Quando você torna isso uma prioridade no recrutamento, está fazendo sua parte para proteger a sociedade de profissionais antiéticos.

Agora vamos às práticas que facilitam o gerenciamento de obras.

Boa Prática em Gerenciamento de Obra 1- Faça uma boa Gestão de Suprimentos

A primeira das boas práticas em gerenciamento de obra, é a gestão de suprimentos. Ela está atrelada ao controle de custos e despesas da construção. É importante verificar se os suprimentos estão de acordo com os requisitos do contrato e garantir que os orçamentos não sejam extrapolados sem motivo. Além disso, é necessário estabelecer contato com fornecedores e acompanhar o processo logístico de recebimento e armazenamento de equipamentos e materiais, além de verificar o valor de cada transação e coletar documentos que comprovem os investimentos, como notas fiscais eletrônicas.

Na indústria, suprimentos podem ser classificados como todo e qualquer elemento necessário para atividade de fabricação. Matérias-primas, por exemplo, são um tipo de suprimento. Assim como são suprimentos os materiais de suporte à produção, os equipamentos ou peças necessários ao processo e até mesmo à mão de obra.

O setor de suprimentos é uma área estratégica dentro das construtoras. Isso porque é essa área que negocia diretamente com fornecedores de materiais e mão de obra. E a negociação foca não apenas em custo, mas também em qualidade.

Boa Prática em Gerenciamento de Obra 2 – Orçamento de Obras

A elaboração do orçamento, deve ser uma das primeiras etapas do planejamento. Dessa forma, o sucesso e a qualidade da obra serão mais facilmente alcançados. Então, pode-se dizer que a elaboração de um orçamento de obra eficiente está diretamente ligada a performance de execução da obra.

Em suma, o orçamento é um documento que contém informações físicas e financeiras que servirão de base para a fixação do preço de execução de um projeto. Portanto, ele possibilita a visualização do preço por etapas, insumos e serviços permitindo criticar valores e ajustá-los à realidade. Você irá utilizá-lo para verificar a viabilidade de suas obras através de previsões de custos e lucros. Faça diferentes simulações com o intuito de encontrar o cenário de maior lucratividade. 

Boa Prática em Gerenciamento de Obra 3 – Defina um Cronograma de Tarefas

O cronograma de tarefas é um documento que contém planos de construção e tempo estimado para cada estágio de coisas novas relacionadas à engenharia civil ou reforma. O seu principal objetivo é organizar as várias etapas do projeto em diferentes categorias para garantir que sejam concluídas a tempo e a determinados prazos.

Em suma, podemos dizer que um cronograma é um documento que contém todos os detalhes dos serviços que serão executados na obra. Dependendo do tipo de itens que contém, pode ser detalhado de forma mais geral, com informações detalhadas sobre a fundação e estrutura, ou específicas, como a descrição da instalação de tetos e molduras.

Assim como em outros processos e atividades, a importância de se ter um planejamento inicial das atividades, a fim de garantir bons resultados e aproveitamento de recursos e mão de obra é evidente. Quando bem detalhado, o cronograma facilita a obtenção de empréstimo no banco, estipula melhor os prazos a serem cumpridos, evita erros e desperdícios, permite o acompanhamento mais certeiro dos serviços e proporciona uma visão ampla do projeto ao gestor.

Boa Prática em Gerenciamento de Obra 4 – Contar com uma Comunicação Integrada

Você já parou para pensar em quantos erros e problemas foram causados durante a execução de uma obra por simples falta de comunicação? São muitas pessoas envolvidas no processo e se não houver uma comunicação interligada e eficiente, é comum que erros aconteçam. Por isso, contar com um sistema de comunicação é essencial para garantir que mensagens importantes, dúvidas, dados, orientações e tantos outros tipos de informação sejam repassados rapidamente para o conhecimento de todos os envolvidos.

Com o Koper você tem o Diário de Obra e outras ferramentas que integram o canteiro de obra ao escritório. Com ele, você controla em tempo real tudo o que está acontecendo na obra: compras, suprimentos, controle de mão de obra, serviços contratados, medições, condições climáticas, e visualize o resumo feito no dia.

Gere relatórios, faça rascunhos, anexe arquivos e imagens, registre e edite interações, unifique a comunicação entre a administração e a obra. Acompanhe de perto tudo o que acontece na obra.

Boa Prática em Gerenciamento de Obra 5 – Gestão do Canteiro de Obras

Depois de organizar todas as etapas, é hora de fazer o acompanhamento. A gestão do canteiro evita o desperdício de materiais, o que ajuda a reduzir os custos de construção.

Para verificar o uso correto dos itens na obra, o engenheiro pode fazer uma lista de todos os produtos adquiridos e monitorar a quantidade disponível todos os dias.

Além disso, o responsável pela gestão da obra precisa acompanhar a equipe de trabalho para esclarecer dúvidas, evitar erros e garantir a segurança dos trabalhadores. Para isso, é necessário coletar resultados todos os dias, manter uma comunicação eficaz com a equipe e antecipar problemas. Também é recomendável usar fotos para registrar as várias etapas do trabalho para evitar frustrações no futuro.

Boa Prática em Gerenciamento de Obra 6 – Utilizar um Sistema de Gerenciamento de Obras

Em se tratando de boas práticas para Gerenciamento de Obra, nada melhor do que utilizar um software próprio para essa finalidade. Esse tipo de software é capaz de automatizar diversas tarefas e garantir o controle total das obras. Quer garantir a eficácia de todos os itens que foram apresentados acima? Um software de gerenciamento de obras vai te auxiliar neste processo. Inicie seu teste gratuito por 7 dias no Koper.

Gostou das nossas dicas sobre boas práticas de gerenciamento de obra? Compartilhe este conteúdo em suas redes

sociais. E não deixe de nos acompanhar pelo Facebook, Instagram e Linkedin para

ficar por dentro de nossas novidades.

Obrigado e até a próxima!

Newsletter

Inscreva-se para receber notícias e novidades da Koper

19 Comentários

  1. Fantástico. Vou começar a por em prática estes conselhos

  2. Boa sorte, Antônio!
    Não deixe de assinar nossa newsletter e ficar por dentro dos conteúdos.

  3. Bom dia!?
    Sou gestor de obras, e aplico exatamente o descrito!!!
    Muito bom!!!!!!

  4. I was excited to discover this website. I want to to thank you for your time for this wonderful read!! I definitely liked every part of it and i also have you book-marked to look at new things on your website.

  5. You should take part in a contest for one of the finest blogs on the internet. Quinn Degman

  6. Paragraph writing is also a excitement, if you be acquainted with after that you can write or else it is complex to write. Bryant Ivrin

  7. You made certain good points there. I did a search on the subject and found nearly all people will go along with with your blog. Caleb Garasha

  8. Wow because this is very excellent job! Congrats and keep it up. Robin Frohwein

  9. Enjoyed examining this, very good stuff, regards . Alva Mcleary

  10. Currently it sounds like Movable Type is the preferred blogging platform available right now. Parker Whitset

  11. I do hope you get to see it in person. Photos can only capture a small slice of the wonder of it. Pat Nipp

  12. Good post! We will be linking to this particularly great content on our site. Keep up the great writing. Elroy Kretzschmar

  13. Sweet website, super style and design, really clean and utilise friendly. Stuart Henedia

  14. Very nice pattern and wonderful content material , nothing at all else we want : D. Wilfred Danforth

  15. I quite like reading through a post that can make men and women think. Also, thank you for allowing me to comment. Guadalupe Dundas

  16. You made some decent points there. I looked on the internet for the topic and found most people will approve with your website. Numbers Lemler

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.