Chamamos de ERP (do inglês “Enterprise Resourse Planning”) os sistemas de informação que unem diversos outros sistemas menores, ou os “departamentos virtualizados” da empresa. Isso é, os setores de suprimentos, vendas, compras, RH, etc. são acessados a partir da mesma interface.
Esses ERPs permitem a integração de dados por entre departamentos, assim como a movimentação e visualização desses dados pelos setores da organização. Ou seja, a gerência da empresa fica centralizada em um mesmo programa, com a torrente de dados sendo transmitida entre os funcionários.
Esse tipo de software não apenas auxilia na comunicação e precisão interna, mas também reduz ao mínimo os erros humanos (de procedimentos ou de cálculos financeiros, por exemplo), pois virtualiza todos esses processos.
A partir dessa integração, as informações podem ser facilmente coletadas a qualquer momento, através de relatórios, para o apoio gerencial. Dessa forma, a gestão corporativa fica muito mais ágil, com dados confiáveis e conferíveis a todo momento.
Ou seja, podemos dizer que com eles é possível realizar planejamentos estratégicos, controlar os gastos da empresa e melhorar os processos internos, diminuindo atrito e gargalos.
Ainda, a partir da integração, é possível traçar panoramas de crescimento realistas para a construtora.
Quando implantar um sistema ERP?
Não existe um momento certo, de cartilha, para quando o sistema deve ser implantado. São raras as empresas optam por tê-lo desde o “apito inicial”, começando suas atividades já com um software de gestão para acompanhar as atividades.
A decisão costuma ocorrer algum tempo após a abertura, em ocasiões em que a correria da empresa começa a tirar as coisas do controle; seja em relação à integração entre setores ou à dificuldade de verificar informações entre eles.
Para gestores e empreendedores, há uma série de perguntas que podem ser feitas a si mesmo para identificar o melhor momento para a adoção do ERP.
Inicialmente, é preciso filosofar sobre o funcionamento geral de sua construtora. Há o que melhorar? Por quais meios essa melhora seria alcançada? Qual a perspectiva de crescimento e ampliação do serviço?
A partir desses questionamentos, pode-se observar alguns indicadores de prioridades e, dessa forma, determinar quais setores da empresa precisam rever ou melhorar seu desempenho.
Em seguida, é necessário verificar setores mais especificamente. Há acesso às informações empresariais de maneira ágil, segura e constantemente atualizadas? Como anda o fluxo de caixa? O processo de vendas está bem estruturado e rendendo bem?
Finalmente, é necessário saber qual o custo benefício do ERP para sua empresa. Ou seja: ponderar sobre quanto capital está sendo perdido entre processos lentos e não integrados; quanto dinheiro a empresa possui para investir em um ERP; e qual o software que tem melhor aderência para o tamanho, mercado e segmento da sua construtora.
Por que contar com um sistema ERP?
Razões para modernizar sua empresa não faltam. São tantas, que podemos criar uma lista com bons motivos para tal:
-
É um sistema que integra todas as áreas funcionais da empresa, proporcionando dinamismo e agilidade na tomada de decisões;
- Reduz erros e fraudes, pois permite uma análise completa da empresa. Assim, por exemplo, deixa-se de comprar suprimentos desnecessários ou vender apartamentos já negociados;
- Os processos internos são modernizados e acelerados. Ou seja, não haverá mais a perda de tempo com processos manuais, documentos por escrito, digitação, etc.;
- Reduz o tempo de resposta dos fornecedores, pois o repasse de orçamento e ordens de compra é feita de modo automático em plataformas online;
- Melhor opção para gestão de projetos;
- Grande aderência às reinvenções tecnológicas.
Os Sistemas ERP são, assim, um conjunto integrado de todos os processos que uma empresa/organização qualquer realiza, permitindo às empresas alcançar índices de performance invejável, à medida que linearizam e otimizam todos os seus recursos.
Com a alta concorrência de mercado e a contínua expansão tecnológica, a implantação dos Sistemas ERP estão sendo realizadas em empresas independentemente da sua estrutura orgânica, tamanho, distribuição física, ramo de negócios ou dimensão. Portanto as empresas que buscam a excelência, não podem deixar esta solução de lado.
Na Construção Civil, a enorme concorrência e franca expansão tecnológica faz a adoção desses programas ser praticamente essencial para o sucesso financeiro.
Nesse contexto, o Koper foi pensado exclusivamente para atender as necessidades de construtoras e incorporadoras de menor tamanho, tendo colhido frutos extremamente positivos por onde passou.
E aí, quer ver com os próprios olhos como um sistema ERP pode resolver os seus problemas?
Basta clicar aqui, preencher o formulário e fazer uma demonstração totalmente gratuita!


