Orçamento de Obra para Construtoras e Incorporadoras

por | ago 27, 2020 | Economia, Gestão de obras, Gestão de Vendas, Gestão financeira, Gestão para construção civil, Koper | 3 Comentários

Tarefa essencial para obras de qualquer porte, a elaboração do orçamento, deve ser uma das primeiras etapas do planejamento. Dessa forma, o sucesso e a qualidade da obra serão mais facilmente alcançados. Então, pode-se dizer que a elaboração de um orçamento de obra eficiente para construtoras e incorporadoras está diretamente ligada a performance de execução da obra.

Antes de tudo, é importante esclarecer alguns pontos importantes da formação do orçamento de obra:

  • Tabela Sinapi: o orçamento poderá ser norteado através da Tabela SINAPI (O Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil). A Tabela Sinapi serve como base de preços para insumos e serviços utilizados na indústria da construção civil e mantidos pela Caixa Econômica Federal.
  • Cadastro Próprio: Se acaso você utilizar alguma plataforma para realizar a gestão da construtora ou incorporadora, é possível que esta forneça uma base própria de insumos e serviços. Este é o caso do sistema de gestão Koper, cuja plataforma contém mais de 5.000 itens pré cadastrados.
  • Composições: a composição de custos de serviços é uma ferramenta relacionada à engenharia de custos e utilizada na elaboração de orçamentos de obras e serviços. Em resumo, são considerados os índices de produtividade da mão de obra e o consumo de materiais e equipamentos para a execução de uma unidade de serviço.
  • BDI: valores de BDI( Budget Difference Income ou Benefícios e Despesas Indiretas), auxilia na análise orçamentária dos lucros e na descrição do que não está ligado ao custo direto da obra. Ou seja, trata-se de uma taxa composta de despesas indiretas à obra e que geralmente está relacionada a custos administrativos.

Orçamento de Obra: para que serve e qual sua importância?

Em suma, o orçamento é um documento que contém informações físicas e financeiras que servirão de base para a fixação do preço de execução de um projeto. Portanto, ele possibilita a visualização do preço por etapas, insumos e serviços permitindo criticar valores e ajustá-los à realidade.

Você irá utilizá-lo para verificar a viabilidade de suas obras através de previsões de custos e lucros. Faça diferentes simulações com o intuito de encontrar o cenário de maior lucratividade. 

Um orçamento de obra eficiente irá evitar prejuízos. De acordo com um estudo realizado com mais de 71 empresas do setor, foi concluído que o desvio médio entre receitas atuais e previstas era de 21,7%. A pesquisa foi realizada pelo Sinduscon em parceria com a Delloite com o intuito de detectar o nível de dificuldade que as empresas têm em realizar o orçamento de obra.

Sua Obra mais Lucrativa

Um bom orçamento de obra para construtoras e incorporadoras , bem pensado, é, sem dúvida, a chave para o sucesso da sua obra. Em contrapartida, um orçamento mal feito pode acarretar em diversos prejuízos, como:

  • Obra Atrasada: por causa de um orçamento de obra ineficiente vamos ter um planejamento de compras ineficaz. A falta de insumos no canteiro de obra irá acarretar em pausas construtivas. Por conseguinte, a obra irá atrasar e acabar gerando um custo desnecessário de mão de obra.
  • Aumento de Custos: um dos tópicos importantes para um bom orçamento para construtoras e incorporadoras é dar ao comprador poder de barganha. Ou seja, prazo e quantidade no momento da negociação de compra fazem toda a diferença. Uma vez que o comprador tem tempo hábil, sua análise em relação às cotações o colocará em posição de vantagem em relação ao fornecedor. Falaremos sobre isso mais pra frente.
  • Menor Lucratividade: a conta é simples. Quanto maior o custo, seja ele em compras ou em mão de obra ociosa, menor será sua lucratividade. 

Vale ressaltar que, mesmo o orçamento não sendo exato, ele deve apresentar o maior grau de precisão possível. A previsão vai depender, sobretudo, das informações obtidas para a sua elaboração.

Quais são as vantagens de um bom Orçamento de Obra para construtoras e incorporadoras ?

Na construção civil, o orçamento deve cobrir as necessidades para iniciar a obra e, até mesmo, tentar prever possíveis dificuldades no futuro. Entretanto, quanto maior for o número de detalhes do orçamento mais previsível será a execução da obra. Aqui vão algumas vantagens de se ter um bom orçamento:

  • Redução de Custos: o orçamento de obra para construtoras e incorporadoras, funciona como um guia a ser seguido. Sendo assim, é possível barganhar o valor de insumos e analisar com mais cautela os seus fornecedores. Podendo escolher aquele que traz o melhor custo benefício.
  • Uso em Obras Posteriores: a cada orçamento, um aprendizado diferente. Conforme forem executadas e finalizadas as obras, é possível analisar orçamentos antigos e adaptá-los para uma nova realidade. Assim, sua habilidade é aperfeiçoada e você se tornará mais assertivo.
  • Maior Controle da Obra: tendo o orçamento de obras em mãos, todo o resto é favorecido. De tal forma que, é possível acompanhar melhor o canteiro de obras, planejar com mais eficiência as atividades dentro do cronograma e, dessa forma contribuir com a entrega da obra no prazo.

O Orçamento de Obra para Construtoras e Incorporadoras e a Cotação de Materiais

Todos nós gostamos de comprar bem e gastar pouco, não é mesmo? Imagina comprar os materiais da obra e alguns dias depois achar os mesmos materiais com um custo inferior? Como resultado, pode vir a tona aquele pensamento de “deveria ter planejado melhor a compra”. 

A cotação de materiais pode ser realizada através do orçamento colaborativo. Este envolve profissionais de diferentes áreas de dentro da construtora ou incorporadora que colaboram para que não ocorra a falta ou o excesso de insumos. Sempre visando maior lucratividade.

A cotação de materiais pode ser uma tarefa extremamente facilitada quando executada através de um software de gestão. Dependendo do software, as cotações são realizadas automaticamente para todos os fornecedores que estão cadastrados para o produto em questão. Desse modo, a exibição das cotações já traz no topo as cotações que apresentaram melhor custo benefício levando em consideração preço versus prazo de entrega.

Vale destacar alguns pontos importantes na hora de fazer a cotação de materiais:

  • Compre com quem é referência no mercado;
  • Atenção à validade dos materiais;
  • Compre somente a quantidade que você precisa para o projeto;

Processos que descomplicam o Orçamento de Obra

Com o avanço da tecnologia as empresas têm buscado novas ferramentas e metodologias objetivando ter maior precisão no orçamento de obra.

Um dos métodos populares na construção civil, é a CURVA ABC. Um método que permite classificar os insumos e serviços por ordem de importância. Sobretudo, ela é utilizada para compra e para ordem de tarefas a serem executadas dentro da obra. A Curva ABC é uma ferramenta que ajuda no controle de itens e insumos.

Curva ABC de Orçamento de Obra e Sistema de Gestão para Construtoras e Incorporadoras

A Curva ABC é um dos métodos mais eficazes para a realização de um orçamento de obras. Se a intenção for usá-lo em um Software de Gestão, o sistema deve se capaz de:

  • Organizar a coleta de dados.
  • Resgatar informações como: histórico e base de dados.
  • O percentual deve ser calculado de forma automática.
  • Cruzar as informações do relatório da curva ABC com relatórios gerenciais e de engenharia. Além de apresentar a própria curva.   

A Curva ABC indica os insumos mais utilizados, cujas variações de preço têm impacto direto no montante final. Com a adoção de um sistema, o gerente de obras tem um maior controle permitindo assim maior poder de barganha com os fornecedores. Sendo assim, o gestor pode atribuir a outros setores a compra de insumos que não impactam de forma tão direta no orçamento da obra.

A: 20% dos itens representam 80% do custo total da obra.
B: 30% dos itens representam 90% do custo total da obra.
C: 50% dos itens representam 10% do custo total da obra

Com um ERP de gestão integrada para construção civil, é possível eliminar as divergências de orçamento feitas por orçamentistas ou engenheiros. Tudo em um só lugar agregando exatidão e organização no orçamento de obra. Tornando, assim, a construtora ou incorporadora mais competitiva no mercado.

Como escolher o sistema certo para sua empresa?

Elencamos 5 itens que são essenciais para sua escolha:

  • Simulação de Orçamentos: É importante analisar as mais diversas situações que podem ocorrer na obra na hora de orçar. Quanto mais simulações você fizer, melhor será a escolha ideal para o seu modelo de projeto.
  • Cadastro de Fornecedores: Com essa função, é possível fazer uma melhor cotação de insumos e escolher qual oferece o melhor custo benefício dentro da obra. Essa base pode ser usada em todos os projetos da empresa com o propósito de agilizar o trabalho de cotação.
  • Cronograma de Atividades: Toda construtora e incorporadora deve ter um cronograma de atividades alinhado a expectativa do cliente e que compreenda o ritmo da obra. Esse sistema é simples e elimina o uso de planilhas. O cronograma também deve permitir a comunicação com outros setores da empresa. O que nos leva ao próximo tópico.
  • Integração entre os Setores da Empresa: A integração com outros setores além da engenharia, como o de finanças e o de estoque, facilita previsões de acordo com o escopo do projeto. 
  • Histórico de outros Projetos na Construção Civil: Poder analisar projetos antigos, ajuda na tomada de decisão das obras que hão de vir. Com outros setores da empresa integrados, torna a escolha do orçamento mais assertiva. 

Orçamento por Planilha

Mais indicadas para iniciantes, as planilhas orçamentárias são uma boa alternativa. Com elas, também é possível gerir com eficácia a projeção de valores, assegurando o desenvolvimento correto do demonstrativo de resultados. A planilha orçamentária permite ao gestor organizar os processos de cada obra. Todavia, a integração das informações e o dinamismo do andamento dos processos é prejudicado.

Cuidados ao Planejar o Orçamento

Viu como o Orçamento de Obra é extremamente relevante para construtoras e incorporadoras? A gestão da sua empresa se torna mais ágil e assertiva, agrega organização e eleva a produtividade. Diminui possíveis prejuízos e torna seu negócio mais competitivo.    

Faça o orçamento de forma minuciosa, sem pressa. Analisando cada detalhe do seu projeto. Utilize como base obras passadas, pegue o que deu certo e aplique na obra nova. Mas nunca utilize o mesmo orçamento para obras diferentes. Cada projeto é um projeto.

Sobre o Koper

O Koper é um sistema de gestão desenvolvido por profissionais da construção civil assim como você. No Koper é possível integrar a obra desde a sua concepção até a entrega das chaves com uma gestação completa: financeiro, compras, vendas, rh, suprimentos e qualidade. Comece agora mesmo.

Newsletter

Inscreva-se para receber notícias e novidades da Koper

3 Comentários

  1. I was excited to discover this website. I want to to thank you for your time for this wonderful read!! I definitely liked every part of it and i also have you book-marked to look at new things on your website.

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.