Antes de iniciar nossa conversa de hoje, gostaria de saber se você sabe o que é “Gestão de projetos” kkk
Pode parecer uma pergunta bobinha, mas é necessária para começar o nosso bate-papo da melhor maneira possível.

Gestão de projetos poderia ser definida como:
“ Um conjunto de práticas e competências utilizadas para planejar, executar, monitorar e controlar os projetos de uma organização”

E no nosso caso, seria fazer tudo isso descrito acima voltado exclusivamente para o mercado da construção civil.

E como fazer tudo isso no Koper?

Agora que já sabemos o que seria fazer uma gestão de projetos, vamos ao que realmente interessa: Como fazer isso no Koper?

A tecnologia vem nos auxiliando muito, simplificando e automatizando muitas atividades rotineiras que antes exigiam muito tempo e empenho. 

Fazer a gestão de projetos de maneira assertiva não seria diferente, envolve muitas etapas desde o planejamento até a entrega final para o cliente.

E pensando justamente em simplificar essas etapas/tarefas, o Koper oferece uma ferramenta que foi construída pensando exclusivamente na sua realidade. A melhor parte disso é que todas as ações tomadas tem comunicação com as demais áreas, dando muito mais produtividade para a sua empresa e minimizando eventuais erros.

Além de desenvolver operações complexas de forma muito mais simples e ágil, você ainda conta com a possibilidade de armazenar relatórios, fotos e muito mais. Assim, toda informação pertinente a seu projeto, fica concentrada em um só lugar – o que resulta em um melhor andamento da obra.

Está na hora de você dizer adeus a várias ferramentas e às inúmeras planilhas de Excel.

No Koper você encontra tudo que sua empresa da construção civil precisa, seja ela uma construtora, incorporadora empreiteira, etc. Além de ser simples, intuitivo e não cobrar a mais para isso, se encaixando perfeitamente na realidade de pequena e médias empresas do setor – diz ai se ele não é seu número?! kkk.


E como fazer a gestão de projetos


Sabemos que riscos durante a obra sempre ocorrerão, mas há como minimizá-los. 

Riscos como:

  • Atrasos no cronograma planejado;
  • Demora na entrega de insumos por parte de fornecedores;
  • Aprovações podem demandar mais tempo que o esperado;

Apesar de tudo isso fazer fazer parte da rotina de uma empresa da construção civil. Existem meios de minimizar esses riscos, como abordado anteriormente. 

Como?

  • Faça cotação de solicitações com vários fornecedores ao mesmo tempo;
  • Conte com um sistema de solicitações automáticas para quando seu estoque estiver com insumos em quantidade abaixo do mínimo definido por você;
  • Conte com um portal exclusivo para suas imobiliária parceiras – venda de unidades em duplicidade, será história do passado;
  • faça orçamentos, planejamentos, acompanhamentos e ainda conte com o diário de obras;

Com o Koper todas as operações se tornam muito mais claras para seus usuários e o tempo de ação muito menor, além da tomada de decisão ser mais segura e assertiva.

Sua equipe se torna muito mais eficiente sabendo exatamente que tarefa tem para executar e a resolução de problemas mais efetiva.

E quanto a gestão de tempo?


Uma das grandes vantagens de um sistema ERP (Enterprise Resource Planning ou Sistema de Gestão Integrada) como o Koper, é justamente o ganho de tempo e a comunicação entre todos os módulos em tempo real.

Essa integração faz com que o tempo seja muito melhor aproveitado.

Sua equipe saberá exatamente que ação deverá desempenhar, assim a colaboração é muito maior, as respostas dinâmicas e em tempo real .

Fazer a gestão do tempo dessa forma fica muito mais fácil, não acha?!

Está gostando deste artigo?

Que acha de ver mais sobre como fazer a gestão de seu estoque?
Não deixe de acompanhar nossos demais conteúdos aqui no blog.

Consigo controlar meu cronograma?


Uma grande dificuldade que pode ser encontrada quando o assunto é cronograma, é fazer a gestão dele.
Controlar quando um serviço será iniciado e ainda definir quando um serviço só pode ser iniciado após a conclusão de outro.
E sem essa organização, fica ainda mais difícil de fazer projeções de quando será feito recebimento e/ou pagamentos sobre os serviços realizados e até mesmo ter projeções para próximos projetos.

Uma grande dificuldade que pode ser encontrada quando o assunto é cronograma, é fazer a gestão dele.
Gerenciar o início dos serviços, identificando quando eles podem ocorrer paralelamente ou no caso de possuírem um pré-requisito de início somente após um serviço predecessor estar finalizado.

E sem essa organização, fica ainda mais difícil de fazer projeções de quando será feito recebimento e/ou pagamentos sobre os serviços realizados e até mesmo ter projeções para próximos projetos.

A organização de tarefas permite que o gestor saiba o que está em execução, o que foi executado e o que ainda está pendente, e cria relatórios sobre o andamento do projeto, de modo que todo o progresso fique documentado: as tarefas, os processos e as fotos das etapas já finalizadas.

E pensando nisso você tem a possibilidade de :

  • Definir cronograma dos serviços;
  • Fazer a liberação, bloqueio e/ou cancelamento dos serviços;
  • Fazer apontamento sobre serviços iniciados, parados e/ou finalizados;
  • Realizar medições;
  • Realizar liberações financeiras sobre serviços com medição aprovada;
  • Além de contar com diário de obra;
  • E muito mais.


E sobre níveis de permissão?


Um dos grandes diferenciais do Koper é sua simplicidade e facilidade de uso.

Aqui o gestor tem a possibilidade de definir permissões diferentes de acesso para cada usuário e para cada módulo do sistema – podendo ser total, de apenas visualização ou sem permissão – em poucos cliques.

Assim o usuário vai focar nas atividades que têm permissão, evitando erros desnecessários e aumento da produtividade em suas operações.

Koper está presente até no setor de qualidade?


Além disso tudo que foi citado acima, é muito comum que existam reparos que devem ser realizados antes da entrega para o cliente.

E para isso, a facilidade de importar arquivos como fotos pode agilizar muito o processo de identificação destes reparos e esta informação pode ser facilmente compartilhada com os colaboradores envolvidos no processo.

Dinâmica que pode ser aplicada a todas as áreas do sistema – seja na obra ou no escritório – e que terão impacto diretamente na obra, com objetivo de garantir uma comunicação eficiente e que envolva a todos os interessados no projeto.

Evitando, assim, contratempos futuros – muito mais caro e que ainda podem gerar problema de credibilidade para sua marca.

Conclusão


Convencido que o Koper é o sistema que faltava para conseguir transformar completamente a gestão da sua empresa?

Faça um teste grátis agora mesmo e veja com seus próprios olhos como fazer a gestão de projetos se torna muito mais simples 😉

Vem pra cá você também – kkk