Searching for

Cadastros - Indexadores

Indexadores são mais comum em nossas vidas, do que imaginamos, mas afinal para que servem?

A indexação, em economia, é um sistema de reajuste de preços, de acordo com índices oficiais de variação dos preços. Em economias com inflação - como o Brasil; a indexação permite corrigir o valor real dos preços, reajustando-os com base na inflação passada.

Alguns exemplos de índices comumente usados na Construção Civil:

  • CUB/M²Custo Unitário Básico, é regulamentado pela Lei Federal 4.591. Tem como objetivo medir os custos básicos da cadeia da construção civil para fins de orçamento de obras. É base para contratação de serviços entre outras aplicações. Sua abrangência é regional e de responsabilidade do Sinduscon;
  • INCC: O Índice Nacional da Construção Civil é um indicador econômico de responsabilidade da FGV (Fundação Getúlio Vargas). é geralmente utilizado para correções de prestações de imóveis em construção e tem uma abrangência mais macroeconômica. O INCC é um dos índices que compõe o IGP (falaremos dele logo abaixo) e é disponibilizado através da plataforma da FGV;
  • IGP-DIÍndice Geral de Preços – Disponibilidade Interna – Índice utilizado como indicador macroeconômico, deflator de valores monetários e indexador de contratos. Avalia a evolução dos preços sem considerar os produtos exportados. É disponibilizado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas);
  • IGP-MÍndice Geral de Preços – do Mercado – Índice utilizado para reajuste de índice dos preços de aluguel e contratos de energia elétrica. Mede a variação dos preços da construção civil (o INCC compõe este índice) e dos preços no mercado de atacado. É disponibilizado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas);
  • IPCAIndice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – É utilizado pelo governo para medir a inflação e para estabelecer metas. Apura o custo para família com renda mensal de 1 a 40 salários mínimos.

No Koper utilizamos idexadores para fazer a correção automática das parcelas do Contas a Receber. Este processo gera enorme vantagem para a gestão financeira, uma vez que a atualização das parcelas é totalmente realizada pelo sistema, sendo necessário apenas informar o valor do indexador.

Para acessar o cadastro de indexadores, entre no módulo Financeiro > Cadastros > Indexadores

Veja no exemplo abaixo como incluir um novo valor para um indexador CUB:

Após clicar para adicioinar novo valor para o indexador escolhido, abrirá uma nova tela:

Você deverá preencher os campos conforme exemplo acima, utilizando os valores reais de cada indexador e período. Os campos obrigatórios são:

  • Mês: mês ao qual o índice refere-se;
  • Índice: valor do índice para o mês em questão;
  • Ano: quao ano o valor de índice está sendo associado.

Seguindo o exemplo acima, após preencher este índice, todas as parcelas do Contas a Receber que estejam vinculadas com o índice CUB seriam automaticamente recalculadas. É isso mesmo, basta informar o valor do índice para aquele mês que todas as parcelas são recalculadas.

Mas, talvez você esteja se perguntando, mas e como é que o sistema vai saber qual índice usar para recalcular as parcelas? Lembre-se que no processo de vendas nós temos as Condições de Pagamento, e todas as vendas são vinculadas à um Contrato de Venda e as Condições de Pagamento. Desta forma, automaticamente o Koper saberá quais indíces deverá utilizar para cada uma das parcelas de seu contas a receber.

E mais! Você pode até mesmo ter uma condição de pagamento com dois índices: um até a entrega das chaves (CUB por exemplo) e outro após a entrega das chaves (INPC por exemplo). Como o Koper possibilta o controle até a entrega das chaves, ele poderá automaticamente saber qual índice deverá ser usado e recalcular corretamente suas parcelas do Contas a Receber.

Cadastrar um Indexador

Para criar um novo indexador basta clicar no botão  .

Na tela que abre a seguir, preencha coforme exemplo abaixo:

Preencha o nome do novo índice e escolha o "gatilho" para o início do uso do indexador:

  • A partir da data do contrato até a data de entrega das chaves: neste exemplo as parcelas serão atualizadas por este indicador desde o momento em que o contrato for assinado e deixarã de ser atualizadas por este indicador quando as chaves forem entregues;
  • A partir da data do contrato até a última parcela a ser paga: será utilizado para atualizar as parcelas desde de assinatura do contrato até o final do parcelamento - todas as parcelas;
  • A partir da data de entrega das chaves até a última parcela a ser paga: tem início somente após entrega das chaves e vai até a última parcela.

Com todas essas opções de configuração, nunca foi tão fácil recalcular suas parcelas e gerar o boleto atualizado para seus clientes :)