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Orçamentos

Crie e orce de acordo com preços, fretes e prazos de entrega



VISÃO GERAL DO MÓDULO COMPRAS - ORÇAMENTOS

A fim de solicitar orçamentos para um ou mais fornecedores cadastrados, você deve ir à aba “Compras” e em seguida no subtópico “Orçamentos”.

Ao entrar no módulo, o usuário poderá visualizar os orçamentos enviados e os recebidos, agrupados por produto ou por fornecedor. Já nos orçamentos respondidos, o sistema ainda  destaca quais possuem melhor valor ou entrega mais rápida comparado aos demais.

Aqui você irá encontrar:



SOBRE A INTERFACE

Aqui você pode:

  • Criar novos orçamentos;
  • Ver finalizados ;
  • Ver os orçamentos gerados por fornecedor e por produto;
  • Filtrar por local de entrega, ou fazer uma pesquisa direta;
  • Observar os melhores orçamentos de produto e insumos;
  • Escolher os melhores, adicionando ao carrinho e/ou remover dele ; 
  • Ver detalhes de frete;

No carrinho de compra:

  • Negociar orçamentos no carrinho;
  • Imprimir negociação;
  • Ver histórico de compras com fornecedor;
  • Remover itens da lista de compra;
  • Alterar local de entrega;
  • Ver produtos já entregues neste local;
  • Adicionar forma de pagamento;
  • Adicionar desconto negociado de frete e de produto;
  • Gerar ordem de compra;
  • Enviar e-mail para fornecedor com ordem de compra;

Por produto:

  • Vincular fornecedor;
  • Cancelar solicitações de produtos;
  • Ver histórico de compras;

Na visualização por fornecedor:

  • Associar fornecedor
  • Alterar local de estoque
  • Editar orçamento
  • Reenviar e-mail ao fornecedor
  • Ver histórico de compras



ORÇAMENTOS FINALIZADOS

Acesse Koper > Compras > Orçamento

  • Clique sobre ;
  • Será apresentada uma lista com todas as ordens de compra finalizadas;

Você ainda pode :

  • Filtrar por fornecedor, data de orçamento / data de resposta;
  • Fazer pesquisa direta;
  • Acessar aos detalhes dos orçamentos feitos, clicando sobre o orçamento listado;

Acessando o orçamento, são apresentadas as informações de:

  • Produto
  • Frete;
  • Pagamento



COMO CRIAR UM NOVO ORÇAMENTO

Acesse Koper > Compras > Orçamento

  • Clique sobre o botão ;
  • Selecione o local de entrega;
  • Agora clique sobre o item que deseja adicionar ao orçamento, na lista da esquerda e arraste para a lista da direita, ou clique sobre o ícone ;
  • Será aberta uma janela, com todos as subcategorias do mesmo item, escolha o que melhor atenda a sua necessidade
    - ou crie um novo item clicando em ;
  • Defina a quantidade;
  • Por fim clique em ;
  • Confirme o(s) insumo(s) que adicionou e clique em ;
  • Na janela que abrir, clique em  PRÓXIMO >>;
  • Na aba Fornecedor, adicione na coluna da direita os perceiros que deseja fazer orçamento dos insumos que selecionou;
    - para isso clique e arraste da lista da esquerda para a direita o parceiro de sua escolha ou clique no ícone ;
  • Agora decida qual parceiro receberá um e-mail para que responda a cotação de orçamento dos produtos requisitados
    - para isso basta selecionar o  Enviar e-mail;
  • Por fim clique em .


1º Crie um novo orçamento 
2º selecione os produtos
3º especifique os produtos e defina o local de entrega
4º selecione os fornecedores


Quando for gerar um Orçamento de insumos, e o local de entrega possuir Acompanhamento de obra, será necessário definir para qual serviço este insumo será utilizado.


FAÇA COMO NO EXEMPLO ABAIXO:

  1º Selecione o insumo e local de entrega. Depois "Especificar serviços" para onde será destinado o insumo.
  2º Dentre os serviços listados, defina quanto insumo será destinado para ele.

  • Depois de feito o Orçamento o valor e o insumo serão adicionados à etapa selecionada, e poderão ser vistas estas informações no Acompanhamento de obra.


  • COMO CADASTRAR UM INSUMO DURANTE REGISTRO DE UM ORÇAMENTO

    Acesse Koper > Compras > Orçamento

    • Clique sobre o botão ;
    • Clique no botão ;
    • Na janela que abrir preencha as informações gerais do produto;
      - Nome, volume ocupaem estoque, apelido, unidade de medida, categoria, subcategoria e ainda definindo se ele possui unidade de medida especial, se ele é um equipamento e adicionar um comentário;
    • - Você também pode adicionar uma imagem do insumo adicionado.
    • Por fim clique em PRÓXIMO>>;
    • Na aba Embalagens defina se este produto possui embalagem e qual seu tipo e quantidade (operação opcional);
    • Feito isso clique em PRÓXIMO>>;
    • Na aba Componentes, você irá selecionar quais outros insumos compões este que você esta cadastrando (operação opcional);
    • Novamente clique em PRÓXIMO>>
    • Na aba de especificações, é possível criar especificações do produto que esta sendo adicionado (opcional);
    • Por fim não se esqueça de clicar em ;
    • E continue com o cadastro do orçamento.

      Considerações:

    • Só será possível realizar esta ação, se o usuário possuir Autorização total à Suprimentos - Produtos;
    • Para alterar nível de permissão de seus usuários do Koper, vá ao módulo Administração ->> Usuários e edite seu nível de permissão.



    COMO RESPONDER AO ORÇAMENTO

    Acesse Koper > Compras > Orçamento


    RESPOSTA DO FORNECEDOR

    Por padrão o Koper irá vincular ao orçamento os fornecedores que no cadastro, oferecem este tipo de produto.
    Assim que o fornecedor responder ao e-mail enviado, os dados serão preenchidos automaticamente, e o sistema deixará em destaque os melhores valores e menores prazos de frete. 


    PREENCHER MANUALMENTE

    • Selecione o tipo de visualização "Por fornecedores";
    • Localize o fornecedor;
    • Clique sobre o  (menu de opções) do conjunto de orçamentos que deseja adicionar os dados manualmente;
    • Selecione a opção "Editar orçamento";
    • Na janela que abrir defina os valores unitários, prazo de entrega e descontos oferecidos pelo fornecedor;
    • Feito isso clique em PRÓXIMO>>;
    • Na aba Condições de pagamento adicione as formas de pagamento aceitas pelo fornecedor;
      - no caso de precisar adicionar mais de uma condição de pagamento, clique no botão  e preencher com a forma de pagamento.
    • Feito o preenchimento das condições de pagemaneto, clique em PRÓXIMO>>;
    • Na aba Local de entrega, defina a validade deste orçamento, qual o tipo e valor do frete;
    • Por fim não se esqueça de clicar em .



    COMO APROVAR UM ORÇAMENTO

    Depois do orçamento já ter sido respondido pelo fornecedor, ou manualmente por você ou outro responsável, faça:

    Acesse Koper > Compras > Orçamento

    • Escolha o melhor valor e/ou prazo de entrega e clique em ;
    • Clique no   (carrinho de compra);
    • Selecione o orçamento que deseja finalizar e clique sobre o botão ;
    • Confirme as informações e clique em PRÓXIMO >>;
    • Novamente confirme as informações inseridas e clique PRÓXIMO >>;
    • Selecione a forma de pagamento e clique em ;
    • Na janela que abrir clique em ;



    COMO REMOVER UM PRODUTO DA LISTA DE COMPRAS - DEPOIS DE ESTAR NO CARRINHO DE COMPRA

    Acesse Koper > Compras > Orçamento


    QUANDO O PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO AINDA NÃO FOI INICIADO

    • Clique no   (carrinho de compra);
    • Selecione o orçamento que deseja e clique sobre o botão ;
    • Na lista de  produtos, identifique o insumo que deseja remover e clique em ;
    • Na janela que abrir clique em 


    QUANDO O PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO JÁ FOI INICIADO

    • Clique no   (carrinho de compra);
    • Selecione o orçamento que deseja e clique sobre o botão ;
    • Na lista de  produtos, identifique o insumo que deseja remover e clique em ;
    • Na janela que abrir clique em 



    COMO ALTERAR A DATA DE ENTREGA DE UM ORÇAMENTO NO CARRINHO DE COMPRA

    Acesse Koper > Compras > Orçamento


    QUANDO O PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO AINDA NÃO FOI INICIADO

    • Clique no   (carrinho de compra);
    • Selecione o orçamento que deseja e clique sobre o botão ;
    • Clique em PRÓXIMO>>;
    • Na aba Entrega identifique e clique no botão 
    • Na janela que abrir selecione o novo local de entrega 
    • Por fiom clique em .


    QUANDO O PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO JÁ FOI INICIADO

    • Clique no   (carrinho de compra);
    • Selecione o orçamento que deseja e clique sobre o botão ;
    • Clique em PRÓXIMO>>;
    • Na aba Entrega identifique e clique no botão 
    • Na janela que abrir selecione o novo local de entrega 
    • Por fiom clique em .



    COMO CRIAR NOVA CONDIÇÃO DE PAGAMENTO DURANTE A NEGOCIAÇÃO NO CARRINHO DE COMPRA

    Acesse Koper > Compras > Orçamento


    QUANDO O PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO AINDA NÃO FOI INICIADO

    • Clique no   (carrinho de compra);
    • Selecione o orçamento que deseja e clique sobre o botão ;
    • Clique em PRÓXIMO>>;
    • Na aba Entrega clique novamente em clique em PRÓXIMO>>;
    • Na aba Pagamento clique em ;
    • Uma janela será aberta - selecione a forma de pagamento, condição de pagamento e descontos (opcional);
    • Por fim não se esqueça de .


    QUANDO O PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO JÁ FOI INICIADO

    • Clique no   (carrinho de compra);
    • Selecione o orçamento que deseja e clique sobre o botão ;
    • Clique em PRÓXIMO>>;
    • Na aba Entrega clique novamente em clique em PRÓXIMO>>;
    • Na aba Pagamento clique em ;
    • Uma janela será aberta - selecione a forma de pagamento, condição de pagamento e descontos (opcional);
    • Por fim não se esqueça de .


    COMO NA IMAGEM ABAIXO




    COMO ASSOCIAR NOVO FORNECEDOR A UM ORÇAMENTO

    Acesse Koper > Compras > Orçamento


    ASSOCIANDO FORNCEDORES JÁ CADASTRADOS

    • Identifique o conjunto de orçamento que deseja associar novo fornecedor;
    • Clique no menu de opções ;
    • Selecione a opção Associar fornecedor;
    • Selecione o fornecedor que deseja vincular;
    • Deixe a caixa de seleção marcada - caso queira que ele receba um e-mail com o orçamento;
    • Por fim clique em .

    CASO QUEIRA CADASTRAR NOVO FORNECEDOR

    • Identifique o conjunto de orçamento que deseja associar novo fornecedor;
    • Clique no menu de opções ;
    • Selecione a opção Associar fornecedor;
    • Clique no botão  quando for selecionar fornecedor;
    • Preencha os dados do fornecedor;
    • Por fim clique em ;
    • Deixe a caixa de seleção marcada - caso queira que ele receba um e-mail com o orçamento;
    • Depois  novamente para concluir associação.


      Considerações:

    • Caso não envie e-mail ao fornecedor, não haverá possibilidade de preenchimento dos campos valores e frete serem preenchidos automaticamente, sendo assim o preenchimento deve ser manual;
    • Só será enviado e-mail para fornecedores que possuirem e-mail em seu cadastro.



    COMO CANCELAR UM PRODUTO DE UM CONJUNTO DE ORÇAMENTO

    Acesse Koper > Compras > Orçamento


    QUANDO O ORÇAMENTO ESTÁ VINCULADO A UMA SOLICITAÇÃO

    • No conjunto de orçamentos, clique sobre o    (menu de opções);
    • Clique sobre a opção "Cancelar solicitações deste produto";
    • Selecione as solicitações que também devem cancelar o orçamento deste produto;
    • Clique em ;


    QUANDO O ORÇAMENTO NÃO ESTÁ VINCULADO A UMA SOLICITAÇÃO

    • No conjunto de orçamentos, clique sobre o  (menu de opções);
    • Selecione a opção "Cancelar solicitações deste produto";
    • Clique em ;>


      Considerações:

    • Todos os emails enviados tem validade de até 7 dias antes de expirar;
    • É preciso estar no modo de exibição Por produtos para cancelar um produto do conjunto de orçamentos.



    COMO EDITAR A DATA DE ENTREGA NEGOCIADA

    Acesse Koper > Compras > Orçamento

    • Selecione o tipo de visualização "Por fornecedores";
    • Localize o fornecedor;
    • Clique sobre o   (menu de opções) do conjunto de orçamentos que deseja editar data de engrega negociada;
    • Selecione a opção "Editar orçamento";
    • Na janela que abrir defina os valores unitários, prazo de entrega e descontos oferecidos pelo fornecedor;
    • Na jalena que abrir identifique o insumo;
    • Na coluna ENTREGA, altera a data;
    • Com as alterações feitas clique em PRÓXIMO>>;
    • Depois clique novamente em PRÓXIMO>>;
    • Na aba Local de entrega clique em .

    Como no exemplo abaixo:


    COMO ALTERAR LOCAL DE ENTREGA EM UM ORÇAMENTO

    Acesse Koper > Compras > Orçamento

    • Selecione o tipo de visualização "Por fornecedores";
    • Localize o fornecedor;
    • Clique sobre o   (menu de opções) do conjunto de orçamentos que deseja alterar local de entrega;
    • Selecione a opção "Alterar local de entrega";
    • Na janela que abrir defina o novo local de entrega;
    • Por fim clique em .

    Faça como no exemplo abaixo:

        1º Selecione "Alterar local de entrega"

        2º Defina novo local de entrega



    COMO COMPARAR ORÇAMENTOS DE UM MESMO GRUPO

    Acesse Koper > Compras > Orçamentos

    • Selecione a aaba de visualização por fornecedores;
    • Identifique um dos fornecedores que deseja comparar orçamento;
    • No conjunto de orçamentos que deseja comparar, clique no menu de opções ;
    • Sellecione a opção "Comparar orçamentos desre conjunto";
    • Uma janela será aberta. Escolha entre 2 e 3 fornecedores (orçamentos) que participam do conjunto de orçamentos, para compará-los;
    • - Para isso clique sobre o nome do fornecedor que adicionar da lista da esquerda e arraste para a lista da direita, ou clique sobre o ícone ;

    • Depois de escolhidos entre 2 e 3 fornecedores, clique em ;

    FAÇA COMO NO EXEMPLO ABAIXO


    1º Selecione o conjunto que deseja fazer comparativo, clique em "Funções" e depois em "Comparar orçamentos deste conjunto"


    2º Escolha os fornecedores


    3º Veja comparativo entre os orçamentos do mesmo grupo



    Considerações:

    • Para imprimir comparativo, depois de ter gerado o comparativo de orçamentos, clique no botão . Dependendo da configuração em seu navegador pode ser necessário que confirme o download, caso contrário o download se iniciará automaticamente.



    Quer saber mais? Clique aqui e aprenda como emitir uma ordem de prestação de serviços!