Como reduzir custos na Gestão de Obras – 04 Métodos Eficientes

por | mar 22, 2021 | Gestão de obras, Gestão para construção civil, Koper | 21 Comentários

Reduzir custos na gestão de obras, pode parecer um desafio muito grande à primeira vista não é mesmo? Realmente não é uma tarefa simples, contudo para te ajudar nessa tarefa nossa equipe preparou esse artigo completo para alcançar um resultado realmente eficiente.

A construção civil é um dos setores mais estáveis mesmo em meio a crise econômica provocada pela pandemia, o setor também foi o que mais cresceu durante o período. Um dos fatores que mais impulsionou esse crescimento foi a sucessão de incentivos governamentais cujo objetivo era fomentar a geração de empregos no país. Porém, a pandemia deixa um sinal de alerta e faz com que construtoras e empreiteiras busquem reduzir gastos pra se blindar e evitar consequências negativas em decorrência de crises econômicas.

Portanto olhares se voltam para a gestão financeira em estratégias de redução de custos. Todos nós sabemos o quão complexa pode ser a gestão de uma obra, isto se dá devido a quantidade de variáveis que influenciam em seu andamento. Quanto mais intervenções problemáticas acontecerem no fluxo de execução, maiores serão os custos com desperdícios e improdutividades. Logo, como reduzir custos na gestão de obras sem interferir na qualidade final de entrega do imóvel? Para lhe auxiliar nesta resposta elencamos os principais pilares da gestão de obras e realizamos uma análise a fim de detectar todos os pontos possíveis de intervenção com diversas dicas para atingir maior eficiência.


A importância do Orçamento e Planejamento da Obra na Redução de Custo

Começando pelos alicerces, a base da estrutura da obra está nas etapas de orçamento e planejamento. No orçamento são estipulados dados como quantidade de material, valores, prazos e fornecedores. Estes dados serão utilizados na elaboração do planejamento da obra. Quanto mais assertivo for o planejamento, maior será a eficiência na execução da obra. Inicialmente, classifique os custos entre fixos e variáveis.

A princípio, tudo o que for ligado diretamente ao projeto de engenharia é classificado como custo direto, como por exemplo a matéria prima. Já os custos indiretos são todos que não estão diretamente ligados à obra como impostos, taxas e custos administrativos. Sendo assim, calcula-se a incidência do BDI que nada mais é do que o rateio do Lucro mais os Custos Indiretos aplicado aos Custos Diretos.

Sobretudo a organização dos custos diretos e indiretos traz uma melhor percepção da composição do custo geral da obra. Assim, é possível visualizar onde estão os maiores montantes de custo e definir estratégias de redução que vão desde a busca por novos fornecedores até a terceirização da mão de obra.

O planejamento tem como função principal organizar prazos e datas de execução dos serviços com base nas etapas da obra. Portanto, é o planejamento que irá dizer também quais são os insumos, a mão de obra e equipamentos necessários para cada etapa. Ou seja, quanto mais assertivo for o planejamento, maior celeridade de execução sua obra irá ganhar. Já pensou precisar parar a obra devido a falta de material? Ou ainda precisar paralisar a obra por falta de documentação? Além de perder produtividade você também perde dinheiro com a mão de obra parada.

A Tecnologia como aliada na Gestão de Obra.

A tecnologia, sem dúvidas, está cada vez mais presente em nosso dia a dia. É difícil imaginar um dia sem celular por exemplo. Com os avanços tecnológicos surgem novas ferramentas para auxiliar com a gestão de projetos e armazenamento de dados. Estas ferramentas são fundamentais para elevar a produtividade por meio da automação de processos, o que impacta diretamente na economia da construtora.

Como reduzir custos na gestão de obras utilizando a tecnologia?

Já ouviu falar em gestão 360°? A utilização de uma plataforma para realizar a gestão da obra e integrar com outras áreas correlacionadas como financeiro, compras, suprimentos, vendas e RH traz inúmeros benefícios que contribuem para a eficiência da sua construtora ou empreiteira. A automação proporcionada pela utilização deste tipo de ferramenta permite, além da integração de informações, uma maior produtividade e controle em relação a todas as etapas da obra.

Por meio da automação o retrabalho é eliminado. Ou seja, não há a necessidade de inserção da mesma informação mais de uma vez em seus controles. O próprio sistema se encarrega de integrá-la nos demais processos. A integração das informações permite que sejam obtidos indicadores mais precisos sobre os custos da sua obra. Sendo assim, torna-se mais fácil a tomada de decisão e o desenvolvimento de estratégias de redução de custos na gestão das suas obras. O controle de estoque da obra também evita desperdícios e extravio de  materiais e equipamentos no canteiro.

As cotações com múltiplos fornecedores ao mesmo tempo e um histórico detalhado de transações passadas tornam viável a redução de custos na compra de materiais por via de compras mais assertivas e melhores negociações. Tudo isso agregado à praticidade e mobilidade fornecidas por um sistema integrado com versão em aplicativo leva a obra para a palma da sua mão.

Veja como funciona, acesse e teste gratuitamente uma ferramenta desenvolvida especialmente para pequenas e médias construtoras, incorporadoras e empreiteiras.

O maior controle proporcionado pela tecnologia BIM

O Building Information Modeling (BIM), ou Modelagem de Informações da Construção, tem ganhado cada vez mais notoriedade na construção civil.

Com esta ferramenta é possível desenvolver o projeto 3D e ter um panorama real do resultado final com muita fidelidade, inclusive dos materiais utilizados. Assim é possível integrar a equipe para alinhar cada etapa do projeto e realizar testes prevenindo imprevistos e minimizando os riscos, resultando em um menor custo de execução.

O armazenamento na nuvem e a redução de custos

O serviço de armazenamento na nuvem já não é novidade e vem ganhando cada vez mais espaço na construção civil. A nuvem é um sistema de armazenamento de informações em um HD externo da sua máquina, através da internet. Além de diminuir a necessidade de computadores com capacidade muito maior do que a real necessidade ou da compra de um servidor, a nuvem é um sistema extremamente seguro de armazenagem.

O fato de não guardar as informações no computador evita que formatações, quebras ou até mesmo eventuais furtos de máquinas da empresa resultem na perda de informações importantes. Isso impacta também no uso do próprio dispositivo que, por não utilizar memória física, mantém o desempenho esperado sem causar lentidão ou travamentos. O engenheiro ganha mobilidade podendo acessar suas informações através de qualquer dispositivo ou até mesmo de outra localidade. Sendo necessário apenas login, senha e uma conexão com a internet para ter a obra na palma da mão.

Automação de Processos e a redução de custos na Gestão de Obras

Um último ponto que podemos destacar é a automação. Ela faz com que seja reduzido o tempo e o esforço empregado em determinados processos. Para isso, conta-se com o auxílio de ferramentas e tecnologias como os drones, projetores de argamassa, gruas, níveis e trenas a laser, desempenadeiras elétricas e outras máquinas automatizadas. Essas ferramentas irão proporcionar um ganho exponencial de produtividade e, consequentemente reduzir custos na gestão de obras ao longo do processo.

Como reduzir custos com Compras Insumos e Gestão de Estoque?

É impossível falar em reduzir custos nas obras sem falar de compras e gestão dos insumos. Sabemos que a maior concentração dos gastos da obra está na compra de matéria prima bem como na contratação de mão de obra. Para a redução de custos com a compra de materiais é necessário ter o controle 360 do processo de compra e estocagem no canteiro da obra.  Quando estruturado desta forma, são melhor visualizados os pontos de atenção para possível desenvolvimento de melhorias. Vamos abordar sobre os mais importantes:

Qualidade de Insumos

Quanto melhor for a qualidade do insumo, maior também será sua durabilidade evitando assim custos futuros com manutenção. O insumo de baixa qualidade também pode trazer problemas na execução da obra causando desperdícios e, muitas vezes, colocar em risco a segurança da equipe. A qualidade do insumo está atrelada ao preço, portanto pense sempre no melhor custo benefício. Crie uma planilha de avaliação de performance de fornecedores e esteja atento, a redução de custos não pode interferir na qualidade da entrega final do imóvel.

Gestão de Estoque no Canteiro de Obra

Da mesma forma que trabalhar com produtos de maior qualidade, atente-se aos resíduos e alcance melhor desempenho com economia. Para isso, podem ser adotadas algumas medidas simples que terão influência direta no orçamento final.

Em se tratando de estoque de insumos, eles devem estar em local adequado garantindo a agilidade para manuseio, facilitando a contagem e evitando que se percam materiais por uma estocagem ineficiente. É importante também que o envio destes insumos para o canteiro da obra seja realizado por etapas, conforme a necessidade. Ou seja, de acordo com a fase da construção são enviados os insumos necessários.

Assim sendo, estarão ocupando espaço no canteiro apenas os materiais essenciais para dar andamento a obra,  evitando exposição a intempéries, desperdícios e extravios. Implantar metodologias de qualidade, como os 3R da sustentabilidade (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) ou 5S (Senso de utilização, Senso de ordenação, Senso de limpeza, Senso de saúde, Senso de autodisciplina), também irão ajudar os profissionais da obra trabalharem com maior eficiência, diminuindo os desperdícios.

Reduzir gasto com Água e Energia.

Você sabia que a economia de água e energia elétrica pode trazer uma redução de 10 a 15% no valor da obra? Primeiramente preste atenção aos vazamentos e evite ligar e desligar equipamentos com muita frequência. Planeje a utilização do equipamento e evite cargas maiores de energia com liga e desliga.

Produtividade e sua relação com a Redução de Custos na Gestão de Obras

Parte fundamental do processo de redução de custos na gestão de obras, é tornar tudo mais produtivo. Desta forma, você estará sempre à frente dos seus concorrentes, produzindo o máximo com o mínimo. Isto é ser eficiente, melhore o tempo de execução das suas atividades. Para alcançar essa condição você pode utilizar metodologias e estratégias como:

Lean Construction

A metodologia Lean, mesmo com o nome de “enxuta”, é bem completa. Foi desenvolvida através de estudos e práticas realizados pela Toyota desde 1955 e trazida para a construção civil na década de 90 por estudiosos da época.

Simplificadamente, o conceito do lean é trabalhar de forma limpa. Esse processo se apoia em algumas bases importantes como:

  • Os 5s para a organização, limpeza e planejamento estruturado. 
  • A comunicação é extremamente necessária no conceito lean. Todos devem estar alinhados para otimizar a execução da obra. Uma obra é lean quando todos pensam juntos. 
  • O pull planning é quando você puxa o máximo de tarefas para uma determinada semana.
  • Look a head ou seja, olhar para frente e se antecipar aos problemas que podem surgir.
  • E por último o conceito de desperdício que é um dos principais pilares desta lista, todos eles devem ser sempre evitados.

Como você pode perceber, esse é um tema complexo, por isso estamos preparando um conteúdo exclusivo sobre lean construction aqui no blog. Assine logo abaixo nossa newsletter e fique por dentro de vários conteúdos com tudo o que você precisa saber na construção civil.

Gestão de Pessoas

Está estritamente relacionada à qualidade de execução dos serviços com a capacidade de entrega da equipe. Portanto, a qualidade do serviço é diretamente proporcional à redução de desperdícios de materiais e, consequentemente, aos custos da obra. Lembre-se, não existe equipe perfeita, existe equipe motivada, treinada e capacitada para dar o melhor.

Investir em bons profissionais que já fazem parte da sua equipe, pode ser uma boa forma de gerar essa motivação. Esses profissionais já conhecem o dia-a-dia da empresa e já estão inseridos no processo, sendo assim, a aplicação dos novos conhecimentos se torna mais fácil e intuitiva.

Outro aspecto a se considerar é o controle da produtividade da equipe.  Estabeleça métodos de controle sempre norteados por indicadores quantitativos assim como qualitativos. Trabalhando com análises de indicadores de produtividade você também consegue dar feedbacks melhores aos seus colaboradores e contribuir para o progresso de cada um.

Quando o assunto é gestão de pessoas é estratégico avaliar a possibilidade de contratação de mão de obra terceirizada. Muitas vezes não colocamos na ponta do lápis todos os custos que temos com a contratação de mão de obra própria, fora o desgaste de energia em motivar a equipe e lidar com problemas pessoais dos colaboradores. Com a contratação de uma empreiteira, toda a gestão da equipe assim como a qualificação é de responsabilidade da empresa contratada. Desta forma você transfere a terceiros algumas responsabilidades muitas vezes custosas. O conselho aqui é calcular e balancear para saber o que é mais viável.

Considerações finais para Reduzir Custos na Gestão de Obra

Em um período de mudanças como as que estamos vivendo atualmente, buscar a reduzir custos na gestão de obras é fundamental para a boa gestão de qualquer empresa. Esse empenho deve ser realizado com planejamento e sabedoria evitando comprometimento da qualidade de entrega final.

Integrando os principais pilares da redução de custos da obra com comprometimento e engajamento da equipe você irá atingir melhores resultados. Sabemos que o coração da empresa é o departamento financeiro, mas isso não significa que tudo se reduza a reduzir custos. A excelência na gestão só é atingida quando conseguimos ter o equilíbrio entre todas as áreas de gestão.

Enfim, agora que você já sabe como garantir a economia da sua empresa, é hora de colocar em prática os conhecimentos adquiridos. Está ao alcance das suas mãos modernizar a gestão das obras da sua empresa. Faça um teste gratuito no Koper.

Não deixe de acompanhar nosso blog e ficar por dentro de mais conteúdos sobre a construção civil. Até breve.

Newsletter

Inscreva-se para receber notícias e novidades da Koper

21 Comentários

  1. I was excited to discover this website. I want to to thank you for your time for this wonderful read!! I definitely liked every part of it and i also have you book-marked to look at new things on your website.

  2. Купить аттестат на найте об завершении курсов в Саратов по специальсности Хлораторщик c гарантией.
    https://bishkek.diplomtop.org/

  3. https://www.vykupspb.ru/ – Срочный выкуп отечественных автомобилей марки Premier модели EQC, 1933 года выпуска, тип кузова универсал 3 дв. с объемом двигателя 5973 коробка передач механическая в СПб.

  4. Dois estudos experimentais examinaram o efeito do consumo de produtos naturais enriquecidos com GABA (tais como chá e arroz) sobre o estresse. Embora a maioria dos grupos participantes tenha sido relatada como saudável, a dose de GABA, a duração da intervenção e as medidas utilizadas para avaliar o estresse variaram consideravelmente. https://ptmedbook.com/gaba/ Funcionalmente, o GABA é incrivelmente importante. A falta de GABA deixa seu sistema nervoso central com muitos sinais neuronais e causa condições como epilepsia, convulsões ou distúrbios de humor. Enquanto isso, GABA em excesso significa não ter atividade cerebral suficiente e pode levar a hipersônia ou sonolência diurna. melatonina com gaba para que serve

  5. https://about-company-review.ru/ – отзывы по компаниям ZmitroC из раздела создать интернет магазин с доменом в Сочи.

  6. https://brand-review.ru/ – отзывы по компаниям SEMANTICA из раздела дизайн юридического сайта в Каменск-Уральский.

  7. https://vukypavto.ru/ – Срочный выкуп лизинговых машин марки Reliant модели Korando Turismo, 1982 года выпуска, тип кузова купе с объемом двигателя 1122 коробка передач механическая в Санкт-Петербурге.

  8. штабелер электрический
    [url=https://elektroshtabeler-kupit.ru]https://elektroshtabeler-kupit.ru[/url]

  9. штабелер самоходный
    [url=https://shtabeler-elektricheskiy-samokhodnyy.ru]https://www.shtabeler-elektricheskiy-samokhodnyy.ru/[/url]

  10. https://vukypavto.ru/ – Срочный выкуп отечественных автомобилей марки Lifan модели EX, 1922 года выпуска, тип кузова лифтбек с объемом двигателя 3947 коробка передач робот в СПб.

  11. https://www.vykup-avtospb.ru/ – Срочный выкуп аварийных авто марки Holden модели Aviator, 1958 года выпуска, тип кузова купе-хардтоп с объемом двигателя 5404 коробка передач вариатор в Петербурге.

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.