fbpx

O setor da construção civil no Brasil responde pelo segundo maior número de acidentes de trabalho entre todas as atividades econômicas do país, ficando apenas atrás de Serviços. Somente em 2016, segundo o Anuário Estatístico da Previdência Social, foram registrados mais de 46 mil acidentes de trabalho na construção civil que resultaram em diversas mortes e afastamento do trabalho. Você que é proprietário de uma construtora ou incorporadora sabe como garantir a segurança no canteiro de obras e não ser mais um número para essa estatística?

Nós vamos te explicar! Quando falamos em construção civil, segurança no canteiro de obras é um termo de ordem. Garantir a integridade de todos os membros envolvidos na construção de uma obra permite que tudo ocorra dentro do planejado, evitando processos trabalhistas e o principal: garantindo a saúde e a vida de seus colaboradores!

Acompanhe, a seguir, 5 dicas fundamentais para melhorar a segurança no canteiro de obras.

1 Planejamento

Tão importante quanto o planejamento da obra em si é o planejamento da segurança do trabalho. Antes de dar início ao projeto de construção, é fundamental utilizar uma ferramenta de gestão ou contratar um especialista no assunto para analisar todos os riscos que aquela obra oferece.

Quando você conhece os perigos, fica muito mais fácil elaborar estratégias de prevenção e proteção contra acidentes. Essas estratégias, normalmente, implicam em investimentos que acabam sendo vistos como custos adicionais e desnecessários por muitos mestres de obras e proprietários de construtoras e incorporadoras. Mas saiba que para cada R$1 investido em segurança, sua empresa economiza até R$3 que seriam gastos com despesas médicas, processos e outras implicações decorrentes de acidentes de trabalho.

2 Conscientize a equipe

Em alguns casos, a culpa pelos acidentes de trabalho não é da construtora ou incorporadora, mas sim, do próprio funcionário que não respeita as normas de segurança. Por isso, conscientizar a equipe é uma prática que deve ser feita antes de dar início às obras e também durante o andamento da construção.

Campanhas de conscientização e treinamentos são ótimas maneiras de fazer com que a equipe cumpra todos os requisitos de segurança. Essas práticas ajudam a orientar e preparar os funcionários para lidar com diversas situações, ferramentas e empecilhos que possam aparecer ao longo do processo de construção. Em caso de funcionários novatos no canteiro de obras, essa conscientização é ainda mais importante.

3 Cumpra as normas de segurança

As normas de segurança foram estabelecidas para evitar e diminuir o número de acidentes de trabalho, não só no setor de construção civil, como, também, nos demais. Existem Normas Regulamentadoras (NR) estabelecidas pelo Ministério do Trabalho que devem ser cumpridas para garantir a segurança no canteiro de obras e evitar multas e penalizações para as empresas do ramo.

Ter pleno conhecimento de todas as normas e cumpri-las em pleno acordo com a lei é fundamental para garantir a segurança no canteiro de obras. É preciso ficar de olho nos deveres e direitos de patrão e subordinado para que tudo ocorra dentro dos padrões legais e para que os funcionários possam ficar protegidos e seguros.

4 Mantenha o canteiro de obras limpo e organizado

Essa parece ser uma dica simples, mas que realmente ajuda a melhorar a segurança no canteiro de obras. Entulhos, ferramentas e outros objetos que ficam espalhados pela obra são responsáveis por causar diversos acidentes, que poderiam ser facilmente evitados com uma organização eficiente.

Realizar uma limpeza semanal de todo o canteiro e organizar diariamente os fluxos onde há mais passagem de pessoas é uma tarefa fácil e que melhora consideravelmente a segurança no canteiro de obras. O ideal é que haja uma equipe para realizar essa tarefa, podendo fazer revezamento para que ninguém fique sobrecarregado.

5 Conte com a ajuda da tecnologia

Pode não parecer, mas a tecnologia pode ser uma ótima aliada na hora de melhorar a segurança. Hoje, existem diversas ferramentas tecnológicas, como softwares de gestão de construção civil, que ajudam construtoras e incorporadoras a otimizarem a segurança em canteiros de obras.

Um software é capaz de acompanhar a saúde dos trabalhadores, controlar o uso de ferramentas e equipamentos e fazer o registro de normas de segurança, por exemplo. Essas funcionalidades permitem ter maior controle de segurança e fazer a análise de indicadores dos principais problemas que atrapalham a segurança no canteiro.

Com essas dicas, esperamos ajudar seu negócio a melhorar a segurança no canteiro de obras e evitar acidentes de trabalho que podem ser fatais. Nós podemos te ajudar ainda mais, com o Koper, nosso software de gestão de construção civil.

Quer saber como? Entre em contato conosco e solicite uma demonstração. Estamos prontos para lhe atender.

Gostou do nosso conteúdo? Nos siga no Facebook e LinkedIn para ficar por dentro de nossas novidades.