Cadastre-se para receber nossos posts
Blog Janeiro 2018

5 dicas para melhorar a produtividade no canteiro de obras


Melhorar a produtividade no canteiro de obras é um objetivo comum entre engenheiros e construtoras. Contudo, a baixa produtividade em locais de construção ainda é um dos principais problemas enfrentados pelo setor de construção civil, de acordo com um estudo realizado pela Consultoria EY, líder global em serviço de auditoria e consultoria.

A produtividade não está somente relacionada ao aumento da produção, mas sim ao melhor aproveitamento de recursos, mão de obra e materiais, com o objetivo de reduzir o tempo de entrega do empreendimento e diminuir os custos totais da obra.

A seguir, você confere 5 dicas de como melhorar a produtividade no canteiro de obras!

1 Tenha um planejamento eficiente

É comum associar a baixa produtividade com a falta de comprometimento dos operários ou a supervisão falha dos mestres de obra. Mas, esse problema pode estar muito mais ligado à falta de um planejamento eficiente.

O primeiro passo para melhorar a produtividade no canteiro de obras é, justamente, traçar um planejamento estratégico que irá nortear todas as etapas da construção. Se isso for feito da maneira correta, fica muito mais fácil cumprir prazos, garantir o andamento correto do projeto e o sucesso da obra. Além disso, quando a obra é bem planejada, os custos ficam sob controle.

2 Contrate mão de obra qualificada

A falta de qualificação de mão de obra ainda é um empecilho para a produtividade em canteiros de obras. O progresso depende, majoritariamente, do trabalho dos funcionários e, se esse trabalho não for bem feito, a qualidade e produtividade da obra tendem a cair.

É importante investir em mão de obra qualificada, oferecer treinamentos e capacitações para os membros da equipe, pois isso irá refletir em resultados melhores e aumento da produtividade.

3 Utilize máquinas e equipamentos alugados

Máquinas e equipamentos comprados podem ocupar espaços desnecessários no canteiro de obras e comprometer o andamento das atividades. Além disso, quando se compra máquinas e equipamentos no início da construção, corre-se o risco de ter que adequar o maquinário às necessidades da obra, caso ele não seja específico para determinada função.

A dica é optar por máquinas e equipamentos alugados, pois eles só vão para o canteiro de obras quando necessário e podem ser recolhidos logo após o uso. Isso ainda gera uma vantagem extra: redução de custos!

4 Mantenha o local limpo e organizado

Um canteiro de obras que está sujo e desorganizado pode desmotivar os operários e prejudicar o andamento da obra, uma vez que pode atrapalhar a circulação e locomoção de pessoas e materiais.

É importante que a limpeza seja feita regularmente e que o descarte de resíduos e recolhimento de entulhos, por exemplo, sejam feitos da maneira correta, sempre prezando pela funcionalidade e praticidade no canteiro de obras.

5 Utilize um software de gestão

Outra dica valiosa é utilizar a tecnologia a seu favor. Automatizar tarefas, ter controle total e acompanhar de perto o andamento da obra são essenciais para melhorar a produtividade no canteiro de obras.

A melhor maneira de fazer isso é utilizando um software de gestão de obras. Essa ferramenta traz diversos benefícios para construtoras e profissionais da construção civil. Neste texto, você confere os principais benefícios que um software de gestão de obra traz para o processo de construção.

E aí, gostou das nossas dicas? Que tal colocá-las em prática e melhorar a produtividade de sua obra? Não deixe de nos acompanhar pelo Facebook e LinkedIn para ficar por dentro de nossas novidades!


Compartilhe: Compartilhar no Facebook Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Twitter


Deixe seu comentário
Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da Koper.

Categorias