fbpx

A elaboração do orçamento é uma tarefa essencial para qualquer obra e deve ser uma das primeiras etapas do planejamento para garantir que o sucesso e a qualidade da obra sejam alcançados. A importância de se fazer um orçamento de obra eficiente é inegável. Para se ter uma ideia, um estudo realizado pela consultoria Deloitte revelou que o desvio médio entre o valor orçado e o valor real de uma obra é de 21,7%.

Por outro lado, realizar o orçamento de obra reflete em economia de tempo e dinheiro e ajuda a entregar a obra dentro do que foi planejado. Confira os benefícios que a elaboração de um orçamento de obra traz para construtoras e incorporadoras.

Controle da obra de maneira geral

Um bom orçamento é capaz de garantir o andamento correto da obra e assegurar que todas as etapas sejam cumpridas dentro dos prazos previstos no cronograma. Isso porque com o orçamento realizado previamente é possível garantir que a compra dos insumos seja feita em dia e de acordo com o avanço da obra. Também é possível analisar quais são as melhores opções de fornecedores e se vale a pena alugar ou comprar um maquinário, por exemplo.

Ajuda no processo de vendas

Ao saber qual vai ser o custo total da obra, fica muito mais fácil calcular a rentabilidade do empreendimento e estipular um valor de venda com uma boa margem de lucro. Essa facilidade é uma vantagem extremamente válida para as incorporadoras, que podem calcular com muito mais precisão o valor de venda de um imóvel. Além disso, com um orçamento de obra prévio, você pode fazer negociações melhores do que quando é preciso vender um imóvel com urgência, por exemplo.

Auxilia na decisão do melhor custo-benefício

A elaboração de um orçamento de obra permite a análise detalhada do valor de todos os insumos de cada fornecedor, auxiliando no processo de decisão sobre qual é o melhor material para a obra e qual o melhor fornecedor a ser contratado. Isso ajuda na hora de decidir o custo-benefício dos materiais a serem comprados, assegurando a qualidade e a segurança da obra.

Como um software de gestão pode ajudar?

Na hora de elaborar um orçamento de obra, contar com um software de gestão, como o Koper, pode fazer toda a diferença nos resultado do seu negócio. Veja por quê!

Ambiente próprio para orçamento

Um software de gestão possui um ambiente próprio de orçamento para tomada de decisão da melhor compra, com valores incluídos pelos próprios fornecedores, e também produtos similares para poder decidir a melhor compra, levando em consideração preço, prazo de entrega, histórico e avaliação do produto e fornecedor.

Controle orçamentário

Um software de gestão conta com uma funcionalidade que permite o controle orçamentário com previsões, ajudando seu negócio a saber quais serão os lançamentos futuros e a ter um controle sobre quanto ainda se tem para gastar. Isso reflete em maior controle sobre o fluxo de caixa e ajuda a ter maior controle financeiro sobre todas as etapas da obra.

Geração de orçamentos de obras, com base nos custos históricos

Ao realizar o orçamento de obra, o software gera históricos contendo informações sobre os insumos utilizados, locação ou compra de maquinários, gastos com mão de obra e tudo o que precisou ser alterado no orçamento ao longo da construção da obra. Tudo isso ajuda a construtora ou incorporadora a obterem melhorias constantes e serem cada vez mais eficientes, aprendendo as lições que são passadas em cada obra.

Como vimos, a elaboração de um orçamento de obra é uma etapa indispensável para o sucesso de um empreendimento. Aliada a um software de gestão de obras, esse procedimento fica ainda mais prático e vantajoso.

E aí, que tal adotar um software de gestão para sua construtora ou incorporadora e otimizar ainda mais a elaboração de orçamentos? O Koper é te ajuda com essa tarefa. Entre em contato conosco e conheça todas as funcionalidades desse software.

Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais. E não se esqueça de nos acompanhar pelo Facebook e LinkedIn para ficar por dentro de nossas dicas e novidades.