fbpx

No setor de construção civil, o gerenciamento de obra é uma atividade extremamente necessária para garantir o controle e a qualidade de qualquer novo empreendimento que esteja em processo de construção. Realizar um bom gerenciamento de obra, no entanto, não é uma tarefa simples, pois requer muito conhecimento técnico do profissional envolvido para que todas as etapas da obra, desde o planejamento até a entrega final, sejam realizadas com sucesso.

E como uma obra, mesmo de pequeno porte, sempre envolve processos muito complexos, utilizar algumas práticas para realizar uma gestão eficiente faz toda a diferença no resultado final. A seguir, você confere 5 práticas que podem te ajudar no gerenciamento de obra. Confira!

Realizar um planejamento eficiente

Se você quer obter sucesso no gerenciamento de obra, a primeira coisa a se fazer é realizar o planejamento completo de todas as etapas da obra. É o planejamento que vai guiar e orientar todas as ações que devem ser tomadas durante a execução do projeto, evitando imprevistos e garantindo que tudo saia conforme o previsto. Um bom planejamento deve conter todas as atividades a serem realizadas, seus desdobramentos e detalhamentos e estar interligado com o cronograma financeiro da obra.

Ter controle de documentos

Uma obra sempre gera grande movimentação de documentos. São licenciamentos, notas, recibos de compra e venda e tantos outros papéis que requerem uma atenção especial para que tudo seja mantido sob controle. Um documento perdido e todo o processo da obra pode ser prejudicado. Por isso, um bom gerenciamento de obra exige controle total de documentos e uma boa organização para ter fácil localização e acesso a eles.

Manter a qualidade dos fornecedores

Acertar na escolha dos fornecedores é uma tarefa extremamente importante para o sucesso da obra, afinal utilizar materiais de qualidade e de boa procedência podem refletir em um empreendimento confiável, seguro e preciso. Dessa maneira, manter a qualidade dos fornecedores é indispensável para um gerenciamento de obraeficiente. Se você começar a perceber que a qualidade dos materiais não está boa ou se está havendo atrasos constantes na entrega, o melhor a se fazer é trocar de fornecedor.

Contar com uma comunicação interligada

Você já parou para pensar em quantos erros e problemas foram causados durante a execução de uma obra por simples falta de comunicação? São muitas pessoas envolvidas no processo e se não houver uma comunicação interligada e eficiente, é comum que erros aconteçam. Por isso, contar com um sistema de comunicação é essencial para garantir que mensagens importantes, dúvidas, dados, orientações e tantos outros tipos de informação sejam repassados rapidamente para o conhecimento de todos os envolvidos.

Utilizar um software de gerenciamento de obra

Em se tratando de eficácia e qualidade de gerenciamento de obra, nada melhor do que utilizar um software próprio para essa finalidade. Esse tipo de software é capaz de automatizar diversas tarefas e garantir o controle total das obras. Quer garantir a eficácia de todos os itens que foram apresentados acima? Um software de gerenciamento de obras te ajuda. Com ele, fica tudo mais prático e ágil e o sucesso no gerenciamento da obra é garantido!

Se você está procurando um software que facilite o gerenciamento de obra, já encontrou! O Koper é um software de construção civil com diversas funcionalidades que te ajudam a garantir o sucesso na gestão de obras, proporcionando melhores resultados e maior produtividade para seu negócio.

Entre em contato conosco e descubra melhor o que o Koper pode fazer por você. Estamos te esperando!

Gostou das nossas dicas? Compartilhe este conteúdo em suas redes sociais. E não deixe de nos acompanhar pelo Facebook e LinkedIn para ficar por dentro de nossas novidades.

Obrigado e até a próxima!